Fim da janela de inverno

Entre os realmente grandes da Europa não aconteceu nenhuma transferência de real estardalhaço. O que mais chamou a atenção foi a iniciativa do Galatasaray da Turquia que levou Wesley Sneijder encostado na Internazionale praticamente desde o fim da temporada passada e Drogba que já dava indícios de deixar o futebol chinês com menos de seis meses.

A realidade financeira dos grandes clubes europeus hoje parece excluir a aquisição de medalhões caros que passaram da casa dos 28 anos. Os turcos irão reforçados para as oitavas de final da CL, Drogba não disputou a competição e a Inter de Sneijder estava jogando a Europe League. Este que vos escreve ainda não tem certeza da possibilidade de inscrição do holandês no mata mata da CL. Sneijder custou 7 milhões e meio de Euros. Drogba saiu por ‘empréstimo gratuito’ pois tinha seus vencimentos atrasados na China.

Outro time que disputa as oitavas de final da CL e que possui chances boas de título é o Borussia Dortmund que trouxe Nuri Sahin de volta para o futebol alemão. O meia estava há seis meses no Liverpool onde não se firmou após uma temporada anônimo no elenco do Real Madrid. Os reds de Anfield Road surpreenderam e acertaram com o meia brasileiro Philipe Coutinho, agora ex-Internazionale.

A expectativa pelo desempenho de Coutinho na Premier League é boa e talvez reforce a veracidade dos rumores de uma saída de Luis Suárez ao fim da temporada. O uruguaio foi supostamente solicitado ao FC Bayern por Guardiola. Na Espanha o Real Madrid teve atletas em notas da imprensa, as mentirosas acerca da ida de Cristiano Ronaldo para meia duzia de clubes e acerca Kaká que quase voltou para o Milan.

O rossonero italiano por sua vez acertou a vinda de Mario Balotelli a três dias do fim da janela, um nome previsível pois Mario mostrava sinais gritantes de que não queria continuar no Manchester City. Além da possível volta de Kaká, o técnico Allegri e o capitão Ambrosini elogiaram publicamente Didier Drogba que com certeza não foi para Milão por ter passado dos 30 e pelo alto salário.

Balotelli, 22 anos, inclusive aceitou redução salarial e custou 20 milhões de Euros. O Milan também contratou o jovem volante polonês Salamon que estava no Brescia. Mandou o zagueiro Francesco Arcebi de volta ao Chievo por empréstimo e o holandês Emanuelson para o Fulham também por empréstimo.

Na véspera do fechamento da janela, alguns setores da imprensa mencionavam William (Shakthar Donetsk) no Chelsea ou Tottenham Hotspurs. Não dava impressão de que os ucranianos se desfariam do meia brasileiro neste momento às vésperas de oitavas de final da CL.

Após propostas que realmente aconteceram por parte dos clubes de Londres, William foi relacionado ao Anzhi em negócio que aparentemente foi estabelecido por pressão do agente do atleta. David Villa (Barcelona) também era relacionado ao Arsenal, cujo técnico Arsene Wenger publicamente declarou interesse em Edinson Cavani do Napoli.

Cavani, o citado Suárez além de Falcao Garcia devem ser alvos de propostas vultuosas na janela de verão. Por fim David Beckham cujo vinculo com o LA Galaxy expirou foi anunciado pelo Paris Saint-German. Na falta de grandes manchetes, a ida de mr. Becks (definitivamente em crepúsculo de carreira) para Paris acabou se tornado destaque deste último dia de transferências.