Ligue 1: um surpreendente Lille

O último fim de semana trouxe jogos da rodada 23 da Ligue 1. A rodada porém foi aberta na sexta-feira 01 de fevereiro, com a boa goleada do Lille sobre o Nice por 4×0. A equipe da cidade de Lille é a vice-líder na tabela da liga francesa com 46 pontos, três a mais que o terceiro colocado Lyon.

A agremiação apelidada de les dogues (referência a raça canina dos mastins) tenta se reabilitar no cenário francês, até porque seu último título nacional foi conquistado no início da década.

O Lille venceu a Ligue 1 2010/2011 sob comando de Rudi García (hoje Olympique Marselha). Aquela equipe trazia o meia brasileiro Túlio de Melo, promessas francesas à época (Debuchy, Cabaye e Adil Rami) além do então jovem belga e hoje estrela Eden Hazard (Chelsea).

O plano de reposicionamento do Lille deveria ter se tornado enfático já na temporada 17/18, sendo que o clube decidiu por contratar o técnico argentino Marcelo “el loco” Bielsa. O ex-treinador de seleção argentina, seleção chilena e Athletic Bilbao obteve respaldo no futebol francês após trabalhar no Olympique Marselha, na temporada 14/15.

Hoje no inglês Leeds United, Bielsa comandou o Lille em 14 ocasiões e obteve apenas três vitórias. Em novembro de 2017 o argentino viajou ao Chile sem consentimento do clube, tendo sido afastado na sequência. O técnico visitou o preparador físico Luís Maria Borini, que faleceu dias depois.

Bielsa e Lille ainda travaram batalha judicial de âmbito trabalhista, nos tribunais franceses. No início de 2017 o atual presidente do Lille, Gerard Lopez, adquiriu 95% das ações da agremiação. Lopez tinha proximidade com Bielsa e ter o argentino no comando do time foi algo natural, que porém não deu certo.

Tricampeão francês e hexacampeão da Coupe de France, o Lille jogou a última temporada para não cair, encerrando a Ligue 1 17/18 na 17ª colocação.

Voltando ao presente

Ex-zagueiro de Olympique Marselha, do italiano Monza e do próprio Lille, o francês Christophe Galtier é o atual treinador dos dogues. Galtier tem em suas mãos sua segunda equipe como treinador principal, após ter comandado do St. Étienne por quase dez anos, entre 2009 e 2017.

O plantel tem quatro brasileiros, três conhecidos do público. São eles os ex-São Paulo Luiz Araujo (atacante) e Thiago Mendes (meia), mais o ex-Santos Thiago Maia (volante), além do jovem zagueiro Gabriel (ex-Avaí). Os três foram adquiridos em 2017, então pensados como reforços para Bielsa.

Entretanto para a gestão de Galtier o clube conseguiu reforços interessantes como o zagueiro lusitano José Fonte (campeão da EURO 2016 com Portugal), após passagem rápida pelo futebol chinês e o veterano atacante Loic Rémy (ex-Lyon, Marselha, Chelsea), que estava no Las Palmas da Espanha.

Os destaques tem sido os também portugueses Miguel Ângelo “Xeka” da Rocha (24 anos) e Rafael Leão (19 anos). Assim como o atacante marfinense Nicolas Pépé, que anotou o segundo gol dos quatro impostos ao Nice na última sexta-feira. Com o tento Pépé alcançou a dupla M’bappé/Cavani no topo da artilharia da Ligue 1, os três com 16 gols anotados.

Com 23 anos e convocações para a seleção da Costa do Marfim, Pépé se vê valorizado, contabilizando 26 jogos e 11 assistências na presente temporada, além dos 16 gols na Ligue 1 (17 no computo geral). O atacante chegou a ter seu nome relacionado a Barcelona e Arsenal durante a última janela de transferências.

Dentre os brasileiros Thiago Mendes tem 22 aparições e Thiago Maia 16 aparições. Enquanto circulou a fake news de que o PSG adquiriria Willian (Chelsea), na França a notícia era de que Thiago Mendes era quem estava sendo cogitado no PSG, no último dia da janela de transferências.

O Lille de Galtier atua em 4-2-3-1, apostando na disposição física dos atletas de ataque. Os jovens franceses Ikoné (20 anos, revelado pelo PSG) e Jonathan Bamba (22 anos, ex-St. Étienne) são outros nomes frequentes nos alinhamentos iniciais, tendo sido contratados a baixo custo para esta temporada.

Imagem de Nicolas Pépé: AFP

Dados: Transfermarkt

Confira os melhores momentos de Lille 4×0 Nice pela Ligue 1 na última sexta-feira

Sortie de but

– Nestas terça e quarta-feiras tivemos jogos das oitavas de final (jogo único) da Coupe de France. O Lille acabou eliminado pelo Rennes nesta quarta-feira. Les dogues perderam por 2×1, atuando com um homem a menos desde o minuto 19, devido expulsão de Soumaoro. O gol do Lille foi anotado por Nicolas Pépé.

– Estão classificados para as quartas de final da Coupe de France: Dijon, Orléans, Nantes, Caen, Vitré, Rennes e PSG. O complemento da rodada se dá nesta quinta-feira (07 de fevereiro) com Guingamp x Lyon as 18 horas.

– O Lille volta a campo no domingo pela rodada 24 da Ligue 1. A equipe enfrentará o Guingamp. O Lille integra o grupo de times que já tem 23 jogos disputados.

– Ainda com jogos a serem cumpridos dentre os que foram adiados nas rodadas 17 e 18 da Ligue 1, devido aos protestos políticos na França no início de dezembro último, o Olympique Marselha bateu o Bordeaux por 1×0, na última terça-feira. O tradicional confronto deveria ter acontecido na rodada 18 e interrompeu a sequência de dois jogos com derrotas do OM.

– Com a vitória o Olympique Marselha chegou ao sétimo lugar na tabela da Ligue 1, ostentando 34 pontos. Agora o OM também tem 23 jogos disputados.

Confira os melhores momentos de Marselha 1×0 Bordeaux

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top