No início do último fim de semana a imprensa internacional já dava como pronto, acerto entre o meia espanhol Francesc “Cesc” Fàbregas e o Monaco. O tom emocional da saída de campo do meio-campista atuando pelo Chelsea em compromisso pela FA Cup inglesa no último sábado, acabou por oferecer maiores certezas da transferência.

Com 31 anos, Fàbregas e seu agente visam seu último bom contrato da carreira. Ao deixar o Chelsea nesta janela de transferências o jogador ainda pode garantir ao clube blue algum valor, uma vez que, de acordo com as normas da FIFA, o meia pode assinar pré-contrato com qualquer novo clube sem custos ao novo contratante, pois seu vinculo com o time londrino expirará no último dia de junho.

No entanto após reunião entre o staff do espanhol e os representantes do Monaco no último domingo no Principado, a negociação chegou a um impasse, segundo a imprensa européia. Num primeiro plano o Chelsea estaria exigindo 10 milhões de libras (quase 12 milhões de euros, o atleta está avaliado em cerca de 25 milhões), para liberar o meio-campista.

O valor pedido pelo clube inglês é razoável, mas segundo o L’Équipe o italiano Maurizio Sarri, treinador dos blues londrinos estaria aguardando a peça de reposição para o seu elenco, para então liberar Fàbregas. Vale ressaltar que a imprensa também propagou que a sugestão para Fàbregas deixar o Chelsea teria sido dada ao jogador pelo próprio Sarri.

Na França em específico, a imprensa segue frisando a relação entre o meia e o atual treinador do Monaco, Thierry Henry, uma vez que ambos atuaram juntos como jogadores do Arsenal, durante a década passada. O L´Équipe dá a entender que o desfecho da negociação é questão de tempo.

O jornal francês informou que o espanhol retornou a Londres (Inglaterra) após o encontro em Monaco, para aguardar maiores desfechos. Os franceses se mostram empolgados com a possibilidade de ter Fàbregas na Ligue 1. O contrato oferecido pelo Monaco ao meia espanhol teria duração de dois anos e meio.

Ao redor da situação de Fàbregas, a imprensa francesa relaciona ao clube monagesco possíveis chegadas do lateral Fodé Ballo-Touré (do Lille) e do meia William Vainqueur (do turco Antalyaspor).

Ex-Olympique Marselha, Vainqueur já teria acertado vinculo por empréstimo ao Monaco, faltando apenas anúncio oficial.

Imagem de Fàbregas: AFP

Sortie de but

– Na França o último fim de semana trouxe jogos da fase 32 avos de final da Coupe de France. Dentre os grandes Lyon, Monaco e PSG estão classificados. O Olympique Marselha foi derrotado pelo modesto AS Forézienne Andrézieux-Bouthéon (quarta divisão francesa) por 2×0. Os marselheses estão eliminados e a tensão para com a torcida parece não ter diminuído.

– Nas oitavas de final o Lyon enfrentará o Amiens, o Monaco enfrentará o Metz e o PSG ainda aguarda seu adversário. A rodada de 32 avos de final da Coupe de France tem um confronto em haver (Grenoble x Strasbourg) a acontecer apenas no dia 16/01. As partidas das oitavas de final estão agendadas para o dia 23 de janeiro.

– Este meio de semana trouxe os jogos das quartas de final da Copa da Liga francesa. Na terça o Lyon entrou em campo novamente e foi eliminado pelo Strasbourg (2×1). Hoje, quarta-feira (08 de janeiro), tivemos as classificações de Monaco, Guingamp e Bordeaux. O PSG foi eliminado.

– O Monaco empatou com o Rennes em 1×1 durante tempo normal, classificando-se nos pênaltis. O Guingamp venceu o PSG de virada por 2×1, ao passo que o Bordeaux eliminou o Le Havre vencendo por 1×0. Estão nas semifinais da Copa da Liga francesa: Strasbourg, Monaco, Guingamp e Bordeaux.