Com a janela de transferências de inverno prestes a se abrir na Europa em 01 de janeiro, a imprensa francesa já repercute nomes de atletas que podem surgir entre clubes da Ligue 1. Ao menos de início Monaco e PSG são os clubes mais relacionados a alguns atletas. Os clubes devem ser os protagonistas da janela.

PSG

Nesta semana que se encerra, última do ano de 2018, observamos ampla intensificação de rumores sobre a saída do meia Adrién Rabiot do PSG. Indícios de saída do meio-campista são notados desde o último verão europeu, em grande parte colocando-o enquanto jogador pretendido pelo Barcelona.

Nas últimas semanas a imprensa veiculou declarações até da mãe de Rabiot, afirmando que o filho não prosseguirá em Paris, onde já vem sendo tratado com opção secundária. O diretor esportivo Antero Henrique também externou que as negociações para renovação contratual de Rabiot (23 anos), emperraram com o decorrer da primeira metade da temporada 18/19.

O que dá pretexto para a saída do meia é a data de vencimento do vínculo, em 30 de junho de 2019. A partir deste domingo Rabiot pode assinar pré-contrato com qualquer clube. Em meio a isso, Rabiot tem números bons na temporada, contabilizando 20 aparições (2 gols). Porém, o técnico Thomas Tuchel tem utilizado o zagueiro brasileiro Marquinhos como volante, o que acrescenta um atleta a mais para o setor de Rabiot.

Publicamente Tuchel afirmou nos últimos dias que tem necessidade de dois meio-campistas. Em tom de brincadeira, o técnico disse aos jornalistas que estes meias podem ser “outro Marquinhos” e “mais um Verratti”, em alusão aos jogadores que já possui no plantel. O L’Équipe no entanto ressalta o nome do galês Aaron Ramsey, como alvo do PSG.

Ramsey atuando pela seleção do País de Gales (AFP)

Ramsey atuando pela seleção do País de Gales (AFP)

Com 28 anos, Ramsey é atleta do inglês Arsenal desde 2011. Seus números na presente temporada contabilizam 22 jogos, 2 gols e 6 assistências. O jogador pode assinar pré-contrato a partir desde domingo 30 de dezembro, uma vez que seu vínculo com os gunners também expira em 30 de junho de 2019. Seu valor de mercado está fixado em 40 milhões de euros.

Paralelamente a isso, há rumores da imprensa internacional ligando o PSG ao meia brasileiro Allan, do Napoli. No entanto, estes rumores não vem da imprensa francesa.

Monaco: Pepe e Cesc Fàbregas

Com a missão de tirar o Monaco do Z3 da Ligue 1, o técnico Thierry Henry tem tido extrema dificuldade em remover a equipe monagesca da penúltima colocação da tabela. A situação pode levar os gestores do clube a um movimento de “abrir a carteira”.

Nesta semana que se encerra o L’Équipe enfatizou possíveis chegadas do zagueiro Pepe (ex-Besiktas, Real Madrid, FC Porto) e do meia espanhol Cesc Fàbregas (Chelsea). O veterano Pepe poderia chegar a custo zero, uma vez que o defensor rescindiu vínculo com o turco Besiktas.

Com 35 anos, o zagueiro luso brasileiro via-se na Turquia desde a metade de 2017. O L’Équipe frisa que a boa relação entre Vadim Vasilyev, vice-presidente do Monaco e Jorge Mendes, empresário de Pepe, poderia facilitar a transação.

Em todo caso, com bom dinheiro em caixa, o Monaco necessita de uma peça para suprir as saídas dos meias Thomas Lemar (Atlético Madrid), Fabinho (Liverpool) e João Moutinho (Wolverhampton), que deixaram o clube no último verão. O alvo seria Cesc Fàbregas, nome que enche os olhos da imprensa francesa.

Com 31 anos e vínculo com o inglês Chelsea a expirar em 30 de junho de 2019, Fàbregas (ex-Arsenal e Barcelona) além de ter valor relativamente baixo (20 milhões de euros), estará apto a assinar pré-contrato com qualquer clube a partir deste domingo. Sua saída do clube de Londres é mencionada desde o verão, inclusive com destinos diversos.

No Chelsea desde 2014, os números de Fàbregas no Chelsea nesta temporada 18/19 não são tão vistosos: 14 jogos, 1 gol e 2 assistências. O jogador disputa posição com nomes mais preponderantes no plantel blue como Kanté, Jorginho e Kovacić.

Fábregas pode ser considerado titular do time alternativo do Chelsea, que disputa a Europa League. O jogador esteve ausente em apenas uma partida das seis disputadas na fase de grupos da EL. A equipe blue está classificada para o mata-mata da competição.

Imagem de Fàbregas : AFP

Dados : Transfermarkt

Sortie de but

– A Ligue 1 francesa se vê em recesso até o dia 11 de janeiro, quando teremos a rodada 20. Vale lembrar que passaremos a ter também os diversos jogos adiados das rodadas 17 e 18. Estas partidas foram adiadas em virtude dos protestos políticos que aconteceram na França no começo de dezembro.

– A tabela de momento tem: 1) PSG 47 pontos, 2) Lille 34, 3) Lyon 32, 4) Montpellier 30, 5) St. Étienne 30, 6) Olympique Marselha 27, 7) Strasbourg 26, 8) Rennes 26, 9) Reims 26, 10) Nice 26, 11) Nimes 23, 12) Bordeaux 22, 13) Toulouse 21, 14) Nantes 20, 15) Angers 19, 16) Caen 18, 17) Amiens 17, 18) Dijon 16, 19) Monaco 13, 20) Guingamp 11.

– Apenas Lille, Strasbourg, Reims e Caen contabilizam 19 partidas disputadas