Uma das últimas transações de atletas renomados confirmadas na última quarta-feira 31/01, foi a do atacante francês Olivier Giroud. O atacante de área, titular da seleção da França, acertou sua saída do inglês Arsenal rumo ao também londrino Chelsea, no último dia da janela de transferências de inverno.

Os blues pagaram cerca de 20,5 milhões de euros pelo francês. A situação de Giroud no Arsenal era “esquisita” desde o início da presente temporada 17/18. Durante o mercado de verão na metade de 2017, Giroud teve nome relacionado a outros clubes, mas afirmou em diversos momentos que pretendia respeitar vínculo com o Arsenal.

O indício de saída era idade avançada, uma vez que o atacante completou 31 anos em setembro passado. Em meio a “novela” da chegada do também francês Alexandre Lacazette do francês Lyon para o Arsenal no verão 2017, cogitou-se a ida de Giroud para o Lyon, situação que o presidente lionês Jean-Michel Aulas tratou com pés no chão.

Aulas afirmou que tinha interesse em Giroud, mas que o preço do jogador era muito elevado para com aquilo que o Lyon poderia oferecer. O clube lionês iniciou a temporada 17/18 pagando cerca de 10 milhões de euros por Mariano Díaz (ex-Real Madrid) opção de “menor grife”, mas fisicamente quase que similar a Giroud.

Com a temporada rolando…

Em Londres a temporada se iniciou com o técnico do Arsenal, Arsene Wenger relegando Giroud quase que exclusivamente para a disputa da Europa League. Paralelamente o atacante manteve boas atuações pela França e junto a Antoine Griezmann (Atlético Madrid), parece “semi-confirmado” para a Copa 2018 por Didier Deschamps.

Giroud apresentando-se pelo Chelsea (Chelsea/divulgação)

Giroud apresentando-se pelo Chelsea (Chelsea/divulgação)

Os numeros de Giroud na seleção bleu contabilizam 69 partidas e 29 gols. O jogador tornou nulas as chances de retorno de Karim Benzema (81 jogos, 27 gols), banido pela Federação Francesa de Futebol antes da EURO 2016, em nome da tentativa de extorção proporcionada ao meia Mathieu Valbuena.

O prêmio Puskas 2017 de gol mais bonito do ano recebido por Giroud (imortalizando o seu scorpion kick) e seus números finais no Arsenal, não parecem descrever um atacante (no Brasil) tido como “grosso”: são 253 partidas, 105 gols e 41 assistências. Lembrando que o jogador foi adquirido em 2012 junto ao Montpellier, inesperado campeão francês 11/12.

Giroud encerrou a primeira metade da temporada 17/18 com apenas 26 partidas disputadas pelo Arsenal (7 gols). Lacazette, rapidamente adaptado à Premier League tomou conta do comando de ataque gunner, tendo 28 partidas, 9 gols e 4 assistências. O técnico Arsene Wenger parecia ciente do fim de ciclo de Giroud.

Não há nada incomum em desfazer-se de um atacante de 31 anos e até mesmo a aquisição por parte do Chelsea, não pareceu incabível. Os blues se desfizeram do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa (Atlético Madrid), iniciando a temporada 17/18 sem obter peça de reposição para próprio Diego.

Isso à exceção do fato de Giroud estar em recuperação de lesão muscular sofrida em dezembro último. Por ter sido inscrito na Europa League pelo Arsenal, provavelmente o Chelsea não poderá aproveitá-lo na disputa da Champions League. São os ônus da contratação.

Saldo final no Arsenal

Em cinco temporadas e meia no Arsenal, Giroud teve seu ápice na temporada 15/16, computando 53 partidas, 24 gols e 6 assistências. Giroud é tricampeão da FA Cup e tricampeão da Supercopa inglesa, pelos gunners.

Dada a tradição de atletas franceses na agremiação, o mito gunner Thierry Henry (371 jogos, 227 gols, 78 assistências) lamentou o fim de ciclo de Giroud, que por sua vez, personificou sim um ídolo do Arsenal em período de conquistas escassas.

Giroud por exemplo tem números superiores aos de Robert Pirès, que integrou o “super Arsenal” 03/04, jogando pelos gunners entre 2000 e 2006. Pirès anotou 82 gols (13 a menos que Giroud) e concedeu 34 assistências (7 a menos que Giroud).

Arsenal e Chelsea entram em campo pela Premier League nestes sábado e segunda-feira. O Arsenal enfrenta o Everton no sábado e o Chelsea visitará o Watford na segunda-feira. Giroud ainda não deverá realizar estréia pelos blues.

Veja gols de Giroud

Imagem: AFP