Champions League: FC Bayern 3×1 PSG – o duelo tático

Na última terça-feira o alemão FC Bayern venceu o francês PSG por 3×1 em Munique (Alemanha), na partida válida pela última rodada da fase de grupos da Champions League. Com o PSG em 1º e o Bayern em 2º do grupo B na véspera, a partida não modificaria muito o panorama em termos de classificação.

As duas equipes se classificaram para as oitavas de final da UCL, mas o confronto revelou enfrentamento entre o PSG e um verdadeiro Bayern, uma vez que os bávaros em crise foram facilmente derrotados por 3×0 pelos parisienses, na segunda rodada. Após a derrota o agora ex-treinador Carlo Ancelotti foi demitido.

O elenco bávaro via-se às turras com Carleto e a diretoria do Bayern convenceu o vitorioso técnico Juup Heynckes a interromper sua aposentadoria até o fim da temporada 2017/2018. Heynckes se aposentou após a conquista da tríplice coroa 12/13.

FC Bayern

Heynckes propôs alinhamento inicial com Ulreich, Kimmich, Hummels, Sule e Alaba. Rudy, Tolisso, Coman, James e Riberý. Lewandowski. O módulo tático foi 4-2-3-1. O técnico resgatou algumas características bávaras típicas como força física aliada a jogo coletivo amplo, além de troca de passes certeiras.

O Bayern abriu o placar com apenas 8 min, após cruzamento de James Rodríguez pela direita aproveitado por Robert Lewandowski, isso depois de Corentin Tolisso escorar de cabeça pelo centro da área parisiense.

O destaque Tolisso (Getty)
O destaque Tolisso (Getty)

A equipe alemã ampliou com Tolisso invadindo a área praticamente livre e finalizando de aos 37 min, outra bola de James cruzada da esquerda para a direita. Na segunda etapa o PSG equilibrou o jogo impondo maior volume. M’bappé diminuiu em mais um lance cabeça.

Por outro lado o Bayern controlava as ações e chegou ao terceiro gol no minuto 69. Kingasley Coman superou Daniel Alves e avançou pela ponta esquerda bávara. Lewandowski deslocou a marcação e Coman cruzou para Tolisso fazer 3×1 Bayern.

O Bayern lida com o crepúsculo de referências da campanha de 2013. Neuer está entregue ao departamento médico há meses, Schweinsteiger joga nos EUA, Lahm se aposentou e Toni Kroos se recusou voltar para a Bavária.

Heynckes está solidificando nova espinha dorsal com os jovens alemães Joshua Kimmich (22 anos) na lateral direita, Nicklas Süle (22 anos) na zaga central e Sebastian Rudy (27 anos) como primeiro homem de meio-campo. Ao redor deles, Tolisso e um renascido James Rodríguez comprovam que o mercado de verão do clube foi certeiro.

Sobre o treinador alemão em específico, desde que assumiu o clube bávaro em 09 de outubro,  Heynckes venceu 11 das 12 partidas que disputou perdendo apenas uma, somados confrontos de UCL/Bundesliga,

Paris Saint-Germain

Unai Emery mandou a campo alinhamento inicial com Areola, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Kurzawa. Rabiot, Verratti e Draxler. Mbappé, Cavani e Neymar. Emery tem como desenho ideal o 4-2-3-1 mas utilizou-se do 4-3-3 por não ter o lesionado Thiago Motta, seu único volante de marcação.

Os três gols bávaros se iniciaram em falhas defensivas de Daniel Alves que nunca teve excelência nesta virtude. No lance do primeiro gol do Bayern, Daniel Alves ficou perdido entre Riberý e James que abriu pela esquerda (direita da defesa parisiense) e realizou cruzamento.

No lance do segundo gol, Riberý centralizado passou bola longa a James que cruzou sozinho na ponta esquerda. No lance do terceiro gol do time alemão, Alves tentou desarmar Coman no desespero e falhou. Nos três gols a ausência de proteção à frente da zaga permitiu a chegada de Tolisso, vindo de trás.

Desde o início da temporada é nítido o mercado de verão impensado, a partir da chegada de Neymar a Paris. Emery não tem opções de volantes de marcação, só tem três zagueiros em condições de titularidade (Thiago Silva deixou a partida no decorrer por problemas físicos), além de não ter um único lateral especialista em defender.

A verdade sobre a equipe parisiense foi revelada diante de um Bayern equilibrado e novamente recolocado nos eixos, ostentando condição de pentacampeão europeu.

As duas equipes voltam a campo neste sábado. O Bayern visitará o Eintrach Frankfurt pela Bundesliga ao passo que o PSG receberá o Lille pela Ligue 1.

O sorteio dos confrontos das oitavas de final da Champions League será realizado pela UEFA nesta segunda-feira.

Veja os melhores momentos de Bayern 3×1 PSG no canal da Esporte Interativo

Imagem de lance de gol de Tolisso: Getty

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top