Music For Your Eyes: Trivium “The Heart From Your Hate”

Trivium2017bandnewpromored_638

O norte-americano Trivium liberou um vídeo de divulgação para a canção “The Heart From Your Hate”, faixa que estará no novo álbum “The Sin and the Sentence”. O registro sai oficialmente no próximo dia 20 de outubro no mercado internacional, via Roadrunner Records.

A banda norte-americana é elencada ao que se denomina “NWOAHM” ou New Wave of American Heavy Metal, em alusão à “NWOBHM” (New Wave of British Heavy Metal) que revelou as grandes bandas do metal dos anos 80 na Inglaterra. Entretanto isso não pode ser entendido enquanto estilo e sim forma de categorizar a leva de bandas americanas pesadas, surgidas nos anos 2000.

O Trivum em específico é descrito como “metalcore”, sendo que não há muita influência do hardcore em seu projeto sonoro. Os integrantes do conjunto se dizem influenciados pelo thrash metal clássico do fim dos anos 1980, mais precisamente Testament e Metallica, além da obra do Iron Maiden.

Veja o vídeo de The Heart From Your Hate

As vocalizações de Matt Heafy remetendo à voz de James Hetfield do Metallica eram predominantes nos primeiros álbuns do Trivium, tal qual o uso dos twin guitars, algo utilizado a esmo pelo Iron Maiden. Entretanto, Heafy alternava vozes limpas com linhas vocais guturais, o que talvez tenha aberto o precedente para o Trivium ser descrito enquanto “metalcore”. No entanto, a tentativa de imitar Hetfeld vem diminuindo sensivelmente nos últimos anos.

Nos últimos álbuns a banda mostrou amadurecimento sonoro e lírico, adequando sua característica agressiva a um metal acessível, passivel de ser assimilado pelo mainstream. Os temas fantasiosos das letras típicas do metal, deixaram de ter ênfase após “Shogun” de 2008. O projeto visual mudou, buscando algum minimalismo e tons frios nas capas dos álbuns (cinza, prata, branco).

O vídeo de “The Heart From Your Hate” é simples, mostrando a silhueta negra a se desfocar, dos integrantes do Trivium executando a canção diante de um fundo avermelhado. A letra é subjetiva evocando o cerne (ou coração/”heart”) do ódio (“hate”) sentido por seu cantor, em tempos em que o sentimento odioso é censurado, politizado, demonizado ou renegado.

Capa de "The Sin and the Sentence"

Capa de “The Sin and the Sentence”

Sentimentos intensos sempre renderam canções fortes na história do rock e da música pesada. Pulsões como “amor” e “ódio” não podem ser anuladas e são universais. Os puros podem amar, mas apenas os que amam sabem o que é odiar. O estilo de composição cadenciada de “The Heart From Your Hate” lembra muito a futurista e subestimada “Under Blood Red Skies” de “Ram It Down” (1988), álbum tido enquanto “não tão bom” do Judas Priest.

As letras também se aproximam sendo que na canção do Priest, Rob Halford narrava espreita e ação de um justiceiro futurista jurando de morte um oponente, sob céus vermelho sangue. Quase 30 anos depois o Trivium evoca dramaticidade similar de forma bastante própria, despido porem do aspecto fantasioso do metal clássico. Em todo caso, o heavy metal preconizado por Halford chegou ao futuro.

Imagem: divulgação

Deixe seu comentário