Music For Your Eyes: Converge “I Can Tell You About Pain”

Hornsuprocksconvergebotw

O norte-americano Converge liberou o extended play “I Can Tell You About Pain”, no último dia 25 de julho. O registro foi disponibilizado no mercado internacional em parceria da gravadora Epitaph Records, especializada em punk rock e a Deathwish Inc, que lança os álbuns do Converge no formato vinil.

O ep, em vinil no formato 7 polegadas/compacto, trás apenas duas faixas, a canção título, que ganhou um vídeo de divulgação, e a faixa do “lado b”, a extensa e imprevisível “Eve”. O estranho vídeo de “I Can Tell You About Pain” teve direção de Tony Wolski e está aqui sendo exposto.

Veja o vídeo de I Can Tell You About Pain

O vídeo clipe expressa um terror psicológico nonsense, onde um sujeito entediado ou demasiado atrelado ao seu cotidiano contracena com pessoas que podem ou não ser alucinações. O sangramento nasal do protagonista do vídeo também não se explica enquanto ferimento real, ou alusão a um coágulo psíquico do personagem.

A “dor” do título da canção (algo como “posso falar a você sobre a dor”) do Converge parece abstrata, lembrando que o conjunto se notabiliza pelo invólucro artístico amplo. Suas letras são ousadas, muito longe das letras de canções de bandas extremas convencionais.

mini_con_ictyap_eve_hi_jpg_2000x

O Converge ainda reivindica para si a ideia do uso de ilustrações e embalagens vistosas em seus discos físicos, concebidas pelo próprio vocalista Jacob Bannon. Muitas bandas extremas recentes tem se valido de design visual característico em seu material físico, algo que o Converge tornou vanguarda no hardcore ou pós/hardcore.

Ainda tido enquanto joia rara para os fãs de música extrema, o Converge é colocado ao lado de bandas pesadas surgidas da metade para o fim dos anos 1990, tais quais The Dillinger Escape Plan, Neurosis ou Mastodon. O som do conjunto é descrito enquanto mathcore/post hardcore e também evoca descrições bizarras como “hardcore progressivo” ou “atmospheric hardcore”.

Imagem divulgação