Just Push Play: Arch Enemy “The Leader” (Skitslickers cover)

b29805c5ae6aae31d2624fe35cd33758 (2)

O sueco Arch Enemy está prestes a lançar o novo “Will to Power”, álbum de estúdio que sai oficialmente no próximo dia 08 de setembro. No mercado internacional haverá um boxset de luxo contendo itens extras acompanhando o novo full length. Dentre eles o extended play “Råpunk” cujo tracklist trará covers punk e hardcore.

O Arch Enemy liberou o áudio de “The Leader (of the Fuckin’ Assholes)” cover do obscuríssimo Skitslickers, ícone sueco do d-beat também conhecido como Shitslickers. O conjunto teve existência curtíssima da qual originou-se um único ep intitulado “Spräckta Snutskaller” (ou “Cracked Cop Skulls” em inglês) de 1982.

O nome “Shitslickers” foi veiculado quando o ep obteve distribuição de sua segunda prensagem ,para além do território sueco. Ou seja, o Skitslickers regravado pelo Arch Enemy é uma banda cultuada nas origens da cena hardcore da Suécia, sendo que Tomas “Freke” Jonsson (Wolfpack agora Wolfbrigade), baixista e vocalista do também sueco Anti-Cimex, foi baixista do Skitslickers.

Posteriormente foi lançada uma coletânea do Skitslickers intitulada “Warsystem” (1997) incluindo o ep de estreia e material inédito. Algumas fontes ainda informam que o Skitslickers está creditado a um split ep lançado de forma extra oficial (bootleg), dividido com o citado Anti-Cimex, outra lenda do d-beat/hardcore da Suécia.

Ouça The Leader (of the Fuckin’ Assholes) regravada pelo Arch Enemy

Voltado ao Arch Enemy, o ep “Råpunk” trará sete faixas das quais quatro são regravações do Skitslickers. O conjunto do guitarrista Michael Amott (Spiritual Beggars, ex-Carnage e Carcass) ainda regravou uma canção do Anti-Cimex e outra do britânico GBH.

O tracklist do ep terá: 1 “Warsystem” (Skitslickers), 2 “Armed Revolution” (Skitslickers), 3 “Spräckta Snutskaller” (Skitslickers), 4 “The Leader (of the Fuckin’ Assholes)” (Skitslickers), 5 “Nitad” (Moderat Likvidation), 6 “When the Innocent Die” (Anti-Cimex) e “City Baby Attacked by Rats” (GBH).

As regravações do Moderat Likividation e Anti-Cimex não são exatamente inéditas, tendo sido lançadas na série de flexi discs encartadas na revista Decibel, em 2014. Mais além e ainda em seus “arquivos punk”, o Arch Enemy chegou a regravar “Warning” do britânico Discharge, inclusa como bônus em algumas edições de “Khaos Legions” (2011), ainda na época da cantora Angela Gossow.

“Will to Power” será lançado no mercado internacional pela Century Media. O registro deve sair em versões físicas no Brasil, mas a versão deluxe boxset com o ep “Råpunk” dificilmente ganhará versão nacional.

Imagem: reprodução