Music For Your Eyes: Helmet “Unsung”

Page-Hamilton-Img3

Recentemente o norte-americano Helmet anunciou um relançamento exclusivo em vinil, para o seu clássico álbum “Meantime”. O registro originalmente disponibilizado em junho de 1992 está completando 25 anos de seu lançamento, sendo que o álbum obteve grande receptividade comercial.

O vídeo de “Unsung” que estamos expondo aqui é o clássico produzido para divulgar a canção, lançada enquanto primeiro single de “Meantime”. O álbum conseguiu obter o 1º posto da categoria “top heatseeker” das paradas da Billboard americana e o single “Unsung”, emplacou nas categorias “modern” e “mainstream rock tracks”.

Oriundo de Nova York (EUA) o Helmet personificava um meio termo entre o alternativo e o metal, sendo contemporâneo de bandas novaiorquinas como Biohazard, Type O Negative, Life of Agony e Prong, injustamente obscurecidas em seu tempo, dada a explosão do grunge de Seattle.

O jornal New York Times afirmou que o som do Helmet de fato representava o amálgama do indie rock com o metal. Já o líder Page Hamilton (voz/guitarra) disse na época com alguma desconfiança, ter ouvido um executivo de A&R de uma gravadora, exclamando exageradamente que o Helmet era o “novo U2”.

Veja o vídeo de Unsung

“Meantime” trazia um som pesado e cadenciado, cabível para o rock pesado do início dos anos 1990. Em suas raízes a banda era alguma coisa agressiva e incomum, que chamou a atenção com seu debut “Strap It On” (1990), lançado de forma independente. Embora muito provavelmente os integrantes do Helmet não quisessem ser rotulados, seu som à época pode ser colocado na gênese do que hoje se define como groove metal.

O fetiche dos músicos que se dizem influenciados pela banda (e não são poucos: Sepultura, Soulfly, Pantera, Marilyn Manson, Korn, Queens of the Stone Age, Linkin Park, Mastodon, Ratos de Porão), se dá pela sonoridade extraída e ali contida. A parte técnica das gravações da canção “In The Meantime” foi conduzida por Steve Albini (Nirvana, PJ Harvey, Cheap Trick), além da mixagem do álbum todo feita por Andy Wallace (Sepultura, Slayer, Madonna).

helmetmeantimereissue

“Meantime” era o produto da oportunidade que o Helmet recebeu da gravadora Interscope Records, lançando-a no mainstream. A banda com certeza não planejava a repercussão que seu segundo registro acabou por ter. Após o disco de 1992, o núcleo criativo original se manteve até o álbum “Aftertaste” de 1997, com a banda se separando pouco depois.

O Helmet retornou em 2004 capitaneado por Page Hamilton, sem seus antigos companheiros substituídos por novos músicos. A trajetória se estende até o período atual do conjunto, que lançou “Dead to the World” no fim de 2016.

Imagem de Page Hamilton: divulgação