Europa League: semifinais – jogos de ida encerrados

Nesta semana que se encerra tivemos os jogos de ida das semifinais da Europa League 2016/2017, nas últimas quarta e quinta-feiras. O holandês Ajax impôs boa vitória sobre o francês Lyon, ao passo que o inglês Manchester United obteve uma vitória suada sobre o espanhol Celta de Vigo.

Com as partidas da Europa League geralmente acontecendo nas quintas feiras, o confronto entre Ajax 4×1 Lyon ocorreu extraordinariamente na quarta-feira. Os holandeses receberam os lioneses na Johan Cruyff Arena (Amsterdã/Holanda), e não tomaram conhecimento do adversário francês.

O Ajax chegou a estar vencendo por 3×0, quando Valbuena na segunda etapa diminuiu para o Lyon. Traoré (dois gols), Dolberg e Younes anotaram os gols do Ajax, único vencedor do torneio (no período Taça UEFA), dentre os atuais semifinalistas da EL.

Para a partida de volta no Parc Olympique Lyonnais (Lyon/França), o Ajax pode perder por até 2 gols de diferença que voltará a ser semifinalista do torneio. Outrora favorito, o Lyon tem um quadro duro a ser revertido.

No Balaídos

Em Vigo (Espanha) o Celta recebeu o Manchester United no estádio Balaídos. A equipe espanhola mostrou jogo coletivo sólido com muita aplicação na defesa, ciente da superioridade técnica do adversário. Isso com o United desfalcado de destaques como Ibrahimović, cuja temporada foi abreviada em nome de lesão no joelho.

Visão de dentro do gol do Celta, no lance do gol do United. (Juan Arce/Getty)
Visão de dentro do gol do Celta, no lance do gol do United. (Juan Arce/Getty)

O jovem Marcus Rashford, um dos melhores red devils em campo, anotou o gol da vitória do United, em belíssima cobrança de falta anotada aos 67 min. A vitória pelo placar mínimo dá ao United a vantagem do empate sem gols na partida de volta, que acontecerá em Old Trafford (Manchester/Inglaterra).

As partidas de volta das semifinais da Europa League vão acontecer na próxima quinta-feira, dia 11 de maio.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top