Europa League: Ajax x Manchester United – a grande final!

europa-league-trophy-uefa-football_3332895

Nesta quarta-feira teremos a final da Europa League 2016/2017, que será disputada em Estocolmo (Suécia). O confronto oporá dois clubes tradicionalíssimos na Europa, que porém nos últimos anos não vinham obtendo êxitos continentais. O holandês Ajax, campeão da Taça UEFA 91/92, jogará contra o inglês Manchester United.

Ambas as equipes são campeãs de Champions League com o Ajax elencando quatro conquistas e o Man. United três conquistas. Os holandeses surpreenderam por chegar à final valendo-se de elenco muito jovem, cuja média de idade não atinge 23 anos. Terão pela frente um United com elenco qualificado, ainda que em reconstrução, sob comando de José Mourinho.

O Ajax folgou durante a última semana, uma vez que o campeão da Eredivisie holandesa foi sagrado a exatos dez dias. O Feyenoord obteve o título holandês, com o Ajax terminando na vice-liderança. O técnico Peter Bosz terá um único desfalque, o zagueiro Nick Viergever, expulso no jogo de volta das semifinais contra o francês Lyon.

A equipe de Amsterdã deverá ter todos os seus titulares, o que inclui as revelações Kasper Dolberg, Davy Klaassen, Amin Younes e Bertrand Traoré. A equipe jovem, que joga de forma ofensiva e vistosa, busca uma espécie de “formatura”, a qual pode ser alcançada por seus promissores talentos.

Os red devils

Finalizando uma temporada dificílima o técnico José Mourinho busca seu segundo título em seu primeiro ano no comando do United, valendo lembrar que a equipe conquistou a Capital One Cup (Copa da Liga), a poucos meses.

Mou especificamente pode ser bi-campeão da EL, pois venceu o torneio ainda Taça UEFA na temporada 02/03, comandando o FC Porto.

2978Mourinho e Pogba realizando o reconhecimento da Friends Arena de Estocolmo (foto: Reuters)

Entretanto vencer a EL se tornou crucial para os red devils, uma vez que o time conseguiu apenas o sexto lugar da Premier League, posto que dá vaga para uma nova disputa de EL. O título da EL 16/17 se conquistado, dará ao United uma vaga para a próxima Champions League, objetivo máximo do clube.

Oriundo do duro grupo A da EL em que o United brigou por duas vagas com Fenerbahçe e Feyenoord (eliminado na 1ª fase), os red devils tiveram confrontos difíceis mesmo enfrentando adversários modestos como o russo FC Rostov (oitavas de final) e o espanhol Celta de Vigo (semifinais).

Mourinho terá dois desfalques. O zagueiro Eric Bailly expulso por engano na partida de volta das semifinais contra o Celta, em confusão protagonizada por Antonio Valencia, cumprirá suspensão. Outra ausência será a de Zlatan Ibrahimović, o nome do United na temporada, que sofreu grave lesão no joelho, na partida de volta das quartas de final da EL, contra o belga Anderlecht.

No aspecto técnico o United é favorito, mas no quesito tradição, o Ajax é superior ostentando ainda a condição de “franco atirador”.

Ajax e Manchester United entrarão em campo às 15:45 hr (horário de Brasília). ESPN, Foxsports e Esporte Interativo (incluindo tv fechada) exibirão o confronto no Brasil.