Champions League: semifinais (jogos de ida I)

Nesta terça e quarta-feiras teremos as duas partidas de ida das semifinais da Champions League 2016/2017. As partidas de volta já acontecerão na próxima semana, dias 09 e 10 de maio.

Nesta terça-feira teremos o derby municipal entre os espanhóis Real Madrid e Atlético de Madrid, no Santiago Bernabéu (Madrid/Espanha), ao passo que na quarta-feira os monagescos do Monaco vão receber a italiana Juventus, no Principado de Mônaco.

El Madrid x Atléti

A expectativa é enorme pelo re-encontro dos rivais Real Madrid e Atlético de Madrid, re-editando o confronto da final da última edição da CL, vencida pelos blancos, tal qual aconteceu no derby entre ambos que por sua vez ocorreu na final da CL 2013/2014.

Será o quinto encontro dos rivais madrilenhos na CL, sendo que até hoje os blancos venceram em duas oportunidades e houve empate noutros dois encontros. Pelo lado merengue o técnico Zinédine Zidane não terá os lesionados Pepe (zagueiro) e Gareth Bale (meia-atacante), entregues ao departamento médico.

Por outro lado o defensor Raphael Varane foi re-integrado ao elenco na última rodada de La Liga espanhola, torneio em que os galácticos se encontram na 2ª colocação (81 pontos) numericamente empatados com líder Barcelona, porém ostentando um jogo a menos que os culés.

No último fim de semana os blancos venceram o Valencia, havendo alguma prioridade pela conquista do torneio espanhol, o qual os madridistas não obtém desde 2012. Não se tem o melhor Real Madrid, ainda que Toni Kroos, Cristiano Ronaldo e Benzema, devam surgir entre os titulares.

“Cholo”, o franco atirador

Na condição de franco atirador, o calejado Atlético de Madrid tem plenas condições de vencer os rivais merengues. O técnico Diego “cholo” Simeone, outrora muito abalado posteriormente à derrota na decisão da última CL, deverá enfatizar tanto o aspecto mental quanto o aspecto tático, de seus comandados.

Simeone em treino do Atlético (Foto: El País)
Simeone em treino do Atlético (Foto: El País)

Simeone lida com problemas mínimos no que diz respeito a lesões, tendo como prováveis desfalques homens de defesa: os laterais Vrsaljko e Juanfran, além do zagueiro uruguaio Giménez. O El País especula uma possível formação com três zagueiros, onde o francês Lucas Hernández pode vir a ser postado na lateral-direita.

O sérvio Savić deve ser a peça a substituir Giménez. À frente todas as peças cabíveis estão disponíveis, restando saber qual será a necessidade de Simeone. Se o intento for conter a posse de bola, o argentino Gaitán deve ser utilizado. Caso a ideia seja o jogo vertical em velocidade, o belga Carrasco deve ser a opção. No ataque a dupla francesa Griezmann/Gameiro deve surgir como titular.

Na terceira colocação de La Liga, o Atléti impôs 5×0 no Las Palmas, no último sábado. O panorama no derby de Madrid na atual edição da liga espanhola pende para o lado blanco, com os merengues tendo vencido o confronto no 1º turno por 3×0 e os times empatando em 1×1, no 2º turno. Por outro lado, não disputar o título espanhol garante uma carga menor de esforço físico e mental, aos colchoneros.

Real Madrid e Atlético de Madrid entram em campo às 15:45 hr (horário de Brasília), com a partida sendo transmitida no Brasil em tv aberta via Band e Globo.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top