Champions League: quartas de final – jogos de ida I

Nesta terça e quarta-feiras teremos os jogos de ida da fase de quartas de final da Champions League 2016/2017. Na terça-feira teremos dois confrontos, tal qual na quarta-feira, englobando-se as quatro partidas.

Nesta terça jogam Juventus (Itália) x Barcelona (Espanha) e Borussia Dortmund (Alemanha) x Monaco (França). Na quarta-feira jogarão Atlético de Madrid (Espanha) x Leicester City (Inglaterra) e FC Bayern (Alemanha) x Real Madrid (Espanha).

Juve x Barça

A italiana Juventus receberá o Barcelona na Juventus Arena (Turim/Itália), re-editando a final da edição 2014/2015 da CL, vencida pelos catalães. O confronto é tradicional, sendo que a vecchia signora já venceu a CL em duas oportunidades, enquanto os culés são pentacampeões da competição.

A classificação blaugrena com a vitória sobre o Paris Saint-Germain por 6×1, na partida de ida das oitavas de final, aparentemente recoloca o Barça como favorito ao título. Entretanto o clima interno não é tão diferente daquele anterior aos 4×0 impostos pelos parisienses, no jogo de ida.

O treinador Luís Enrique não mudou de ideia, continuando em seus últimos meses frente à equipe. No último fim de semana o Barça foi derrotado de forma surpreendente pelo Málaga (2×0), em compromisso válido por La Liga. A vitória que não veio teria colocado os culés na liderança da tabela, ocupada pelo Real Madrid.

O clima interno do Barcelona não é harmônico. Dentre os convocados para a partida não se tem Arda Turan e Aleix Vidal, que seguem indisponíveis por lesões físicas. O volante Sérgio Busquets não atuará, uma vez que cumpre suspensão automática.

Massimiliano Allegri da Juventus (Foto: AFP)
Massimiliano Allegri da Juventus (Foto: AFP)

A Juventus por sua vez vive uma Série A italiana tranquila, liderando com seis pontos à frente da vice-líder Roma. Uma vitória sobre o Barcelona não é impossível, ainda que o elenco bianconeri, seja inferior àquele que jogou a final da CL em 2015. O plantel não trás mais Pogba, Arturo Vidal, nem Tévez.

O técnico Massimiliano Allegri não deve ter problemas na escalação, que possivelmente trará a Juve com o que o plantel tem de melhor. O lateral brasileiro Daniel Alves re-encontrará seu ex-clube, com o miolo de zaga provavelmente formado pela dupla italiana Bonucci/Chiellini.

O ataque argentino formado por Higuaín e Dybala, com certeza estará compondo o alinhamento inicial.

Em Dortmund

No Signal Iduna Park (Dortmund/Alemanha) o Borussia Dortmund receberá o Monaco. Os aurinegros alemães ocupam a quarta colocação da Bundesliga, tendo sido derrotados de forma desastrosa para o rival FC Bayern (4×1), na rodada do último fim de semana.

A equipe aurinegra de alguma forma é franca atiradora, sendo que o treinador Thomas Tuschel rodou o elenco no clássico contra os bávaros. Sahin, Piszczek e o goleiro Weidenfeller ficaram como opções no banco de reservas. Aubameyang e Dembélé formaram dupla de ataque titular, devendo ressurgir contra o Monaco.

Pelo lado monagesco a equipe do técnico português Leonardo Jardim segue à frente de todos, na liderança da Ligue 1. No compromisso do fim de semana da liga francesa o Monaco venceu o Angers por 1×0, com gol de Falcao Garcia recuperado da lesão que o tirou das quartas de final da CL.

O momento do Monaco é superior ao do Dortmund, restando saber se o plantel formado por jovens talentos como Bakayoko, Mendy ou Mbappe, virão a fazer a diferença num mata-mata de CL. Com um elenco enxuto, o Monaco também pode sentir o sprint físico do fim de temporada, caso se classifique. Dortmund e Monaco farão um embate equilibrado e por isso mesmo, muito interessante.

As partidas estão marcadas para as 15:45 hr (horário de Brasília). A Esporte Interativo exibirá os dois confrontos na tv fechada, ao passo que a Globo anunciou exibição de Juventus x Monaco.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top