Manchester United: santos, demônios e a Europa

O britânico Manchester United entrará em campo nesta quinta-feira. Os red devils vão receber o francês Saint Étienne no Old Trafford (Manchester/Inglaterra), em partida de ida válida pela fase 16-avos de final da Europa League 2016/2017. O confronto representará muita tradição.

Pelo lado inglês o United desenvolve momento regular sob comando do treinador José Mourinho. Em sexto lugar na tabela da Premier League, a luta por uma vaga para a Champions League mostra-se um tanto quanto dificultosa para os red devils. Vencer a EL é um objetivo racional, pois seu conquistador recebe vaga para a próxima edição da CL.

O periódico francês L’Équipe destacou palavras de Mourinho, que mais uma vez ressaltou a importância da Europa League. Tal qual no início da disputa do torneio, Mou havia afirmado que a competição “não é aquela que se quer disputar”, deixando claro que a CL é maior. Porém, o treinador disse que a EL é a “competição que se está disputando”.

Mourinho disse que o United não pode se dar ao luxo de escolher qual torneio jogar, afirmando ainda que a oportunidade de dar rodagem internacional para alguns atletas do plantel, não é irrelevante. Mais além Mou disse que a EL é “um dos dois meios possíveis”, para se chegar a próxima CL.

Sobre a escalação Mourinho adiantou que continuará utilizando a linha defensiva com Valencia, Baily, Smalling e Blind, ressaltando que se vê satisfeito com este alinhamento. Na Inglaterra o Guardian ressaltou a ausência do lateral-esquerdo Luke Shaw, cuja confirmação da não escalação entre os titulares, foi expressa de forma enfática por Mourinho.

A última aparição de Shaw se deu em 29 de janeiro em compromisso pela FA Cup, algo que dá margem para uma possível saída do jogador do elenco red devil, ao fim da temporada. Por fim Wayne Rooney, Phil Jones e Michael Carrick foram vetados por motivos físicos, ausências estas também antecipadas pelo técnico.

O treinador foi perguntado sobre o embate entre os irmãos Paul e Florentin Pogba, respondendo em tom bem humorado que a mãe de ambos os jogadores é que “acabará sofrendo”. Com 26 anos, o zagueiro Florentin Pogba do St. Étienne é um dos irmãos mais velhos do Pogba red devil. Florentin tem um irmão gêmeo, Mathias, também futebolista a atuar pelo holandês Sparta Rotterdam.

Quando questionado se havia assistido a vitória do Paris Saint-Germain sobre o Barcelona pela CL, Mourinho respondeu que o único jogo terminado em 4×0 que assistiu foi aquele em que o St.Étienne bateu o Loriant. O confronto ocorreu na rodada do último fim de semana da Ligue 1.

Os santos

Ao contrário do que se supõe, o St. Étienne é tradicionalíssimo na França. A equipe é vice-campeã da CL (período Copa dos Campeões) na temporada 1975/1976. A sala de troféus do clube elenca dez taças da Ligue 1 e seis da Coupe de France. Entre 1979 e 1982, a equipe alviverde teve ninguém menos do que Michel Platini, entre seus jogadores.

A imprensa francesa dá grande destaque ao confronto. Vivendo bom momento na Ligue 1 (5º. colocação/39 pontos), o técnico Christophe Galtier expressou um senso de cautela, mas em momento algum disse priorizar algum torneio em disputa. Isso conforme também destacou o L´Équipe.

Christophe Galtier (AFP)
Christophe Galtier (AFP)

A equipe alviverde não é uma potência financeira. O desgaste físico demandado por duas competições sobre seu elenco, pode deixar o time sem êxito nenhum ao fim da presente temporada. A julgar pela Ligue 1, o St. Étienne pode almejar até uma vaga para os playoffs da CL.

Galtier afirmou que vislumbrar um empate é algo possível e disse ainda esperar que seus atletas não fiquem “encantados”, por estarem pela primeira vez no mítico Old Trafford. O treinador disse que a escalação não deve se diferenciar daquela que vem sendo utilizada na liga francesa, o que implica na utilização dos meias Jordan Veretout e Vincent Pajout.

Por outro lado, o técnico não deu garantias de titularidade ao atacante esloveno Robert Berić, recuperado de lesão mas que já treina com o grupo principal. Berić sofreu lesão no joelho no último mês de novembro, durante compromisso pela Ligue 1, diante do Lyon.

A Europa League está sendo exibida no Brasil por ESPN, Foxsports e Esporte Interativo. A Esporte Interativo anunciou a transmissão do confronto, inclusive para a tv aberta, às 18 hr (horário de Brasília).

Imagem de Luke Shaw: Matthew Ashton/Getty

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top