Lille: “el loco” Bielsa de volta a Ligue 1

No último fim de semana a equipe francesa do Lille anunciou oficialmente que o técnico argentino Marcelo Bielsa, assumirá o time principal da agremiação a partir do próximo dia 01 de julho. O treinador argentino de 61 anos retorna ao futebol francês, pouco mais de um ano após ter comandado o Olympique Marseille.

Segundo o L’Équipe francês, o vínculo de Bielsa foi estabelecido para se expirar em dois anos. O atual técnico do Lille é Franck Passi, que foi auxiliar do próprio Bielsa em Marselha. Segundo a direção da equipe do Lille, Passi comanda o time em perspectiva interina, e prosseguirá enquanto responsável pela transição até Bielsa assumir.

Num passado recente

Bielsa esteve a frente do Olympique Marseille entre 2014 e 2015. Na primeira metade da Ligue 1 2014/2015, o OM brigou pela liderança na tabela junto ao Paris Saint-Germain, que acabou campeão daquela edição. No decorrer porém, o OM de Bielsa perdeu rendimento e terminou o torneio na quarta colocação.

O treinador argentino deixou a equipe na primeira rodada da Ligue 1 2015/2016, de forma inesperada. Conhecido pelo uso de métodos incomuns, Bielsa de início assustou os atletas do Marseille com sua forma de preparação física. Posteriormente, os jogadores o entenderam. Utilizava ainda o trabalho de dois intérpretes.

Ao chegar sugeriu 12 jogadores que a direção do Marseille não conseguiu adquirir, dando-lhe apenas o zagueiro brasileiro Dória. Hoje titular, o ex-Botafogo e São Paulo não foi aproveitado por Bielsa, que comandou equipe que contava com Dimitri Payet (antes do seu recente retorno) e André Ayew. Manteve uma relação tensa com André-Pierre Gignac (atual Tigres/México), que acabou como artilheiro da Ligue 1 14/15 (21 gols). Não se furtou a punir Payet por indisciplina.

Ao redor, no Vélodrome (Marselha/França), o argentino virou ídolo e tinha seu nome entoado pela torcida. No computo total da passagem de Bielsa por Marselha, os números foram bons: 21 vitórias, 6 empates e 12 derrotas.

Marcelo Bielsa treinou Argentina e Chile nos respectivos Mundiais de 2002 e 2010. Foi o treinador à frente da seleção argentina medalha de ouro nas Olimpíadas 2004. Teve ainda passagem expressiva na Espanha pelo Athletic Bilbao, entre 2011 e 2013.

O argentino chegou a ser anunciado pela italiana Lazio no início desta temporada, mas seu trabalho nem se iniciou, em meio a rumores de que poderia retornar a seleção de seu país.

A espera de “el loco”

Presidente do Lille, Gerard Lopez expressou ao L’Équipe que se Bielsa “lhe bateu às portas”, é porque tinha razões de fazê-lo. O presidente do clube deixou claro que o treinador argentino tem as características cabíveis as pretensões do clube, e que sua escolha era uma prioridade.

Lopez, de 45 anos, é amigo de Bielsa, tendo sido empossado novo presidente do Lille no último mês de janeiro. A L. Holding, empresa de Lopez adquiriu 95% das ações da agremiação.

Ocupando uma modesta décima quarta colocação na tabela da atual Ligue 1, o Lille é tricampeão francês, com sua última conquista sendo obtida na temporada 2010/2011. A sala de troféus da equipe ainda abriga seis taças de campeão da Coupe de France.

Imagem de Bielsa ainda nos tempos de Marseille: A. Mounic/L’Équipe

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top