Ligue 1: um imprevisível campeonato francês

Neste fim de semana já temos em andamento a rodada 23 da Ligue 1 francesa, demonstrando um grande equilíbrio entre os seus primeiros colocados. A rodada teve sua abertura nesta sexta-feira, com o Metz derrotando o Olympique Marseille por 1×0. O OM ainda se vê na sexta colocação.

Neste sábado haverá o choque entre o líder Monaco e o vice-líder Nice, numericamente empatados com 49 pontos. A partida ocorrerá no estádio Louis II, no Principado de Mônaco. O terceiro colocado Paris Saint-Germain (46 pontos) também entrará em campo para visitar o Dijon.

Duelo dos líderes

Pelo lado do Nice, sensação da temporada, o periódico esportivo francês L’Équipe destacou as palavras do meia marfinense Jean-Michaël Seri. O meio-campista de 25 anos esteve na Copa das Nações Africanas, mas retornou rapidamente devido a eliminação da Costa do Marfim na primeira fase.

Seri é tomado enquanto o “melhor passador” da presente edição da Ligue 1, ostentando a marca de oito passes para gol já concedidos. Entrevistando o meia, o L’Équipe destacou que o marfinense se vê apenas atrás de Toni Kroos (Real Madrid) e Kevin De Bruyne (Manchester City), no citado quesito. O alemão e o belga contabilizam 9 assistências no computo geral das principais ligas europeias.

 Jean-Michaël Seri do Nice (AFP)
Jean-Michaël Seri do Nice (AFP)

Jean-Michaël Seri deverá surgir no onze inicial do treinador Lucien Favre. O Nice vem de uma boa vitória por 3×1 sobre o Guingamp, na rodada 22 da Ligue 1. Do outro lado, o líder Monaco parece viver um momento de desconfiança. Na mesma rodada 22, os monagêscos apenas empataram em 1×1, no derby contra o PSG.

No meio da semana a equipe voltou a marcar muitos gols em duelo contra o modesto Chambly (da terceira divisão francesa) válido pela Coupe de France, mas vencido pelo placar apertado de 5×4. O Monaco neste momento tem a marca geral absurda de 70 gols marcados na temporada, somados todos os torneios que disputa.

PSG observando de longe

Torcendo por um empate entre Monaco e Nice o PSG visitará o Dijon, décimo terceiro colocado na tabela (24 pontos). O L’Équipe ressaltou palavras do treinador rouge et bleu, Unai Emery expressas nesta sexta-feira. Emery afirmou que Di María, Meunier e o goleiro Kevin Trapp seguem entregues ao departamento médico.

O goleiro alemão foi substituído por lesão no decorrer do empate contra o Monaco, na citada rodada 22 domingo passado. Mais além o meia italiano Marco Verratti segue indisponível também por problemas físicos. Emery confirmou que o polonês Krychowiak surgirá entre os titulares.

Mais além, o técnico espanhol enalteceu o futebol do ítalo-brasileiro Thiago Motta, afirmando que poucos exercem tão bem a função de volante/interditor como ele. O veterano volante de 34 anos contabiliza 17 partidas pela Ligue 1 na temporada.

O ânimo do PSG é bom, uma vez que a equipe goleou facilmente o Rennes por 4×0, na última quarta-feira. A partida se deu pela Coupe de France.

Balde de água fria

Como citamos no início, o Olympique Marseille foi derrotado pelo Metz, na abertura desta rodada 23 da Ligue 1. A equipe vinha de momento festivo devido o anúncio dos reforços Patrice Evra e Dimitri Payet. No meio da semana o OM munido de força total, derrotou o Lyon por 2×1, em clássico válido pela Coupe de France.

Para o compromisso contra o Metz, o técnico Rudi Garcia poupou Payet e Bafétimbi Gomis, que entraram apenas no decorrer da partida. A equipe marselhesa segue com 33 pontos na sexta colocação, podendo ser superada pelo Girondins de Bordeaux, um posto atrás com 32 pontos. O Bordeaux por sua vez visitará o Rennes neste sábado.

No domingo, o quinto colocado St. Étienne (33 pontos) receberá o quarto colocado Lyon (37 pontos), em derby francês tradicionalíssimo.

No Brasil o Sportv anunciou a exibição neste sábado de Monaco x Nice, às 14 hr (horário de Brasília) e Dijon x Paris Saint-Germain às 17 hr (horário de Brasília).

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top