Ligue 1: PSG 2×1 Lille – o duelo tático

Na última terça-feira o Paris Saint-Germain bateu o Lille por 2×1, no Parc des Princes (Paris/França). O confronto valeu pela rodada 24 da Ligue 1 francesa e teve como destaque, a participação decisiva do meia-atacante brasileiro Lucas.

Ao fim da rodada o panorama na tabela não se alterou. O PSG segue na segunda colocação com 52 pontos, numericamente empatado com o Nice, terceiro colocado que por sua vez bateu o St. Étienne por 1×0, na quarta-feira.

O Monaco ainda lidera (55 pontos) após ter vencido o Montpellier por 2×1, também na terça-feira. O tradicional Lille por sua vez é o 13º. colocado, após a derrota para o PSG.

Paris Saint-Germain

Em meio a uma maratona de jogos, o treinador espanhol Unai Emery propôs revezamento na escalação inicial, em relação a partida vencida na rodada anterior, vencida contra o Dijon.

Os parisienses entraram em campo no último sábado, nesta última terça-feira, e já entrarão em campo na próxima sexta-feira 10/02, pela rodada 25 da Ligue 1. No meio da próxima semana a equipe enfrenta o Barcelona, pelas oitavas de final da Champions League.

Contra o Lille o alinhamento inicial teve Areola, Aurier, Thiago Silva, Kimpemebe e Maxwell. Thiago Motta, Matuidi. Di María, Ben Arfa e Draxler. Cavani. Em relação a módulo tático que vinha sendo utilizado (4-3-3/3-4-3), Emery optou por um 4-2-3-1, abrindo mão de um volante (Rabiot) e poupando Lucas.

Recebendo oportunidade, Angel Di María e Hatem Ben Arfa proporcionam maior verticalidade, uma vez que possuem o drible enquanto virtude. Entretanto, a nítida postura defensiva o Lille não deu espaços para os atletas de frente do PSG, anulando sobretudo os atacantes de lado de campo.

O PSG só conseguiu abrir o placar aos 70 min. Thiago Silva cobrou falta da esquerda para o centro. A defesa do Lille desviou a bola que sobrou para Edinson Cavani completar de cabeça. O empate foi cedido 16 min depois, após falha do goleiro Alphonse Areola que pressionado, permitiu o gol de Préville.

O gol da vitória parisiense surgiu aos 92 min, já nos acréscimos. Sérge Aurier cruzou da direita e após tentativas de Blaise Matuidi e Cavani, o brasileiro Lucas em posição duvidosa, aproveitou sobra de bola e decretou a vitória do PSG. Lucas havia entrado aos 65 min, no lugar de Julian Draxler.

O PSG ostentou 77% de posse de bola, finalizando 20 vezes. 7 destas 20 finalizações foram em gol. É preciso ressaltar que a equipe tem sofrido gols nas últimas partidas, devido a falhas individuais. Contra o Dijon na rodada anterior, Rabiot e Kurzawa cometeram erros. Neste jogo contra o Lille, Areola que substitui o goleiro titular Kevin Trapp (lesionado), falhou.

Além do bom trabalho coletivo e alto índice de ocasiões de gol criadas, a equipe de Unai Emery tem mostrado força mental e concentração, para obter vitórias em condições adversas. Superou empates cedidos nos últimos dois jogos. O PSG está invicto há seis rodadas da Ligue 1 (5 vitórias/1 empate).

O uruguaio Cavani é o artilheiro da Ligue 1 (22 gols). Lucas com 32 jogos e 14 gols no total da temporada é o brasileiro com melhores números, dentre as cinco principais ligas europeias.

Lille

Quinto colocado na última edição da Ligue 1, o tricampeão francês Lille vive uma temporada áspera onde seu objetivo é manter-se na elite do futebol francês. Seu treinador Patrick Collot foi ídolo do clube como atleta, assumindo a equipe principal para a presente temporada após ter sido auxiliar técnico.

O principal jogador é o atacante português Éder, autor do gol da vitória de Portugal na EURO 2016. O lusitano no entanto, esteve indisponível para este confronto. Collot mandou a campo o alinhamento com Eneyama, Corchicha, Soumaoro, Basa, Beria e Palmieri. Xeka, Amadou, Benzia. Kishna e Benzia.

Collot optou por um jogo propositadamente fechado, postando o time em 5-3-2. O desenho foi eficiente para anular o jogo pelos lados, encurtando os espaços de Di María e Draxler. O gol do Lille surgiu graças a falha do goleiro adversário. A equipe finalizou apenas 4 vezes, das quais 1 foi em gol (todos os dados segundo o L’Équipe)

As equipes da Ligue 1 retornam a campo neste fim de semana para a rodada 25 da competição. A mesma tem início já na sexta-feira.

Imagem de Cavani comemorando o gol: L’Équipe

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top