Ligue 1: Marselha x PSG – le classique a altura de sua tradição

Neste domingo o Olympique Marseille receberá o Paris Saint-Germain em partida que valerá pela vigésima sétima rodada da Ligue 1 francesa. Ao contrário do embate válido pelo primeiro turno, as duas equipes que configuram le classique, se encontram em panoramas absurdamente distintos.

No confronto que ocorreu em outubro do ano passado, durante a primeira metade da presente edição da Ligue 1, PSG e Olympique empataram sem gols, numa partida de baixo atrativo técnico em Paris (França). Pelo lado parisiense o técnico Unai Emery ainda não havia encontrado sua melhor formação.

O treinador convivia com a tentativa inútil de fazer Jesé Rodríguez (atual Las Palmas) se adaptar, além de ter Angel Di María criticado por imprensa e torcida. O plantel ainda não tinha Julian Draxler. Pelo lado do OM, o treinador Rudi Garcia fazia a sua estreia com a temporada em andamento, poucas semanas após a equipe marselhesa ser adquirida pelo americano Frank McCourt.

Voltando ao presente, o L’Équipe ressaltou palavras de Unai Emery ditas em coletiva concedida no Camp des Loges, centro de treinamento do PSG. Emery ressaltou exatamente a chegada de Garcia na ocasião de outubro. Segundo o técnico espanhol, o atual OM é uma equipe completamente diferente.

Emery ressaltou a re-estruturação pela qual o Marseille passou nos últimos meses, desde a contratação do novo diretor de futebol (Andoni Zubizarreta), até a chegada de Evra e Sanson, adquiridos pelo clube em janeiro. Mais além o técnico do PSG expressou respeito mencionando os nove títulos franceses do OM, três conquistas a mais do que os parisienses ostentam.

Mais além Emery ressaltou que o PSG “está pronto”, e que imagina que o confronto será muito mais ofensivo do que aquele que se viu em outubro. Ainda uma equipe em formação naquele momento, o PSG do primeiro turno estava muito aquém deste que goleou o Barcelona por 4×0, a quase duas semanas pela Champions League.

No que diz respeito aos relacionados, Emery confirmou que o volante Thiago Motta nem viajou para Marselha. Por outro lado, Di María e Marco Verratti estão entre os relacionados. Na última rodada o PSG empatou sem gols com o Toulouse.

A equipe tem 56 pontos e está na terceira colocação. A vitória é necessária para não deixar o líder Monaco se distanciar ainda mais.

Enquanto isso, em Marselha…

Pelo lado marselhês o L’Équipe destacou a presença do meia Dimitri Payet entre os relacionados, ainda que o jogador tenha lidado com problema muscular na coxa esquerda, durante a última semana. O zagueiro português Rolando e o volante Grégory Sertic estão no grupo.

O ídolo e lateral-esquerdo Patrice Evra está confirmado e deve ser titular na defesa do treinador Rudi Garcia. Por outro lado o citado meia Morgan Sanson é dúvida, também vítima de problemas musculares. O artilheiro Bafétimbi Gomis (26 jogos/17 gols na temporada) foi vetado pelo departamento médico devido a problemas no joelho. Gomis é o artilheiro do OM na Ligue 1 com 16 gols, atrás apenas de Cavani (PSG/26 gols) e Lacazette (Lyon/21 gols).

O Marseille vem de vitória contra o Rennes (2×0) na última rodada. Neste momento na sétima colocação (39 pontos), sua luta é direta contra Bordeaux e St.Étienne, para permanecer no grupo que terá acesso às próximas competições europeias.

OM x PSG jogam no Velódrome (Marselha/França) às 17 hr (horário de Brasília). No Brasil Sportv e ESPN anunciaram transmissão do confronto.

Sortie de but

– Na sexta-feira o Nice bateu o Montpellier por 2×1, de virada na abertura desta rodada 27. A equipe está na segunda colocação com 59 pontos, torcendo por um tropeço tanto de Monaco, quanto de PSG.

– Neste sábado o líder Monaco (62 pontos) venceu o Guingamp por 2×1. A derrota por 5×3 para o Manchester City na última terça-feira pela Champions League, parece não ter abalado o aspecto mental do time de Leonardo Jardim.

– St. Étienne e Caen abrem os jogos deste domingo às 11 hr (horário de Brasília). O St. Étienne tentará manter a sexta colocação (39 pontos), além de buscar ânimo após a eliminação na Europa League, na última quarta-feira. O Sportv exibirá o confronto.

– Por outro lado o embalado Lyon (4º. lugar/43 pontos) receberá o Metz em Lyon. A equipe do técnico Bruno Génésio atropelou o holandês AZ Alkmaar por 7×1, na última quinta-feira pelo jogo de volta da 16-avos de final da Europa League. O Lyon avançou às oitavas de final com um placar agregado de 11×2. O Sportv também anunciou transmissão de Lyon x Metz às 13 hr (horário de Brasília).

Imagem de Payet: B. Papon/L’Équipe

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top