Ligue 1: Dijon 1×3 PSG – o duelo tático

No último sábado o Paris Saint-Germain visitou o modesto Dijon em partida válida pela rodada 23 da Ligue 1 francesa. O PSG trabalhou para vencer o adversário, tendo que construir uma vitória em partida que esteve empatada em 1×1, durante boa parte do confronto.

Os rouge et bleu entraram em campo após término da partida em que o Monaco impôs 3×0 sobre o Nice. A equipe do Principado se vê na primeira colocação (52 pontos), ao passo que o PSG agora é o vice-líder com 49 pontos, a mesma pontuação do Nice. O Dijon acabou a rodada na décima sexta colocação (24 pontos).

Dijon

Vice-campeão da Ligue 2 2015/2016, a missão do Dijon é tentar manter-se na elite na elite do futebol francês sem grandes vislumbres. A equipe é treinada pelo técnico francês Olivier Dall’Oglio, à frente do time desde 2012. Dall’Oglio treinou anteriormente as próprias categorias de base do Dijon.

O técnico mandou à campo o alinhamento inicial com Reynet, Chefik, Lotiés, Varrault e Rüfi. Balmont, Abeid, Melou e Martin. Diony e Julio Tavares. O módulo tático é um 4-4-2 convencional, em grande parte do confronto postado defensivamente num 4-5-1.

Ciente da superioridade técnica do PSG, o plano de jogo do Dijon foi defender-se de forma coesa, tendo obtido ainda um gol através de falha defensiva do adversário. Enquanto a equipe gozou de plenitude física, seu jogo defensivo apresentou algum efeito.

O Dijon criou apenas 7 finalizações (contra 21 do PSG). Destas 7 apenas 1 de fato, foi em gol, aquela que se converteu.

Paris Saint-Germain

Unai Emery mandou a campo a equipe com Areola, Aurier, Marquinhos, Thiago Silva e Kurzawa. Thiago Motta, Rabiot e Matuidi. Lucas, Cavani e Draxler. O módulo tático segue proporcionando o desdobramento entre 4-3-3 e 3-4-3. Entretanto, a equipe parisiense apresenta falhas graves, no setor esquerdo da defesa.

Com 5 min de partida o Dijon levou perigo após falha do lateral-esquerdo Layvin Kurzawa. O PSG conseguia se impor em jogadas de velocidade, ainda que Edinson Cavani tivesse grandes oportunidades se encontrando em impedimento. O brasileiro Lucas abriu o placar aos 29 min, após bate e rebate na área adversária.

O atacante finalizou duas vezes, obtendo o primeiro gol do PSG na segunda finalização. Dois minutos depois o time parisiense sofreu o empate, após falha do volante Adrién Rabiot, que cobria o setor esquerdo da defesa. Oriundo de Cabo Verde, o atacante do Dijon, Julio Tavares aproveitou e empatou.

O jogo seguiu no 1×1 pela segunda etapa. A proposta do Dijon consistiu em entregar a posse de bola ao adversário, sendo o que o PSG contabilizou 72% de posse no tempo total de partida. No entanto a fragilidade técnica do Dijon se revelou com o desgaste físico, decorrente da pressão imposta através da marcação alta.

Sem alternativas Unai Emery lançou o time a frente, com Ben Arfa (no lugar de Lucas) e Gonçalo Guedes (no lugar de Matuidi). O time se abriu verticalmente, desenhando-se em 4-2-4 quando tinha a posse de bola. Aberto pela esquerda, Julian Draxler (64 passes/57 certos – todos os dados segundo o L’Équipe), começou a fazer a diferença.

O segundo gol do PSG saiu aos 81 min, após jogada de escanteio cobrada por Draxler. Thiago Motta tentou mas foi o capitão Thiago Silva que finalizou de cabeça. Três minutos depois, Cavani tocou com categoria para fazer o terceiro, após jogada que envolveu Ben Arfa, Draxler e Gonçalo Guedes.

Os times da Ligue 1 francesa retornam a campo nestas terça e quarta-feiras, para a rodada 24 que ocorrerá no meio de semana.

Imagem de Lucas (a direita) marcado por atleta do Dijon: L’Équipe

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top