Fechamento da janela de transferências: PSG

Quem chegou: Julian Draxler (meia-atacante, ex-Wolfsburg/Alemanha), Gonçalo Guedes (atacante, ex-Benfica/Portugal), Giovani Lo Celso (atacante, ex-Rosario Central/Argentina)
Quem saiu: Jesé Rodríguez (atacante, Las Palmas/Espanha), Hervin Ongenda (meia-atacante, PEC Zwolle/Holanda), Jonathan Ikoné (meia-atacante, Montpellier/França), Salvatore Sirigu (goleiro, Osasuna/Espanha)
Torneios que disputa: Ligue 1, Coupe de France, Copa da liga francesa, Champions League

Tentando corrigir o planejamento frustrado do início da temporada 2016/2017, o Paris Saint-Germain conseguiu obter ao menos um reforço de peso, o meia-atacante alemão Julian Draxler (cerca de 35 milhões de euros iniciais). As duas outras aquisições são apostas que devem apenas compôr elenco.

O lusitano Gonçalo Guedes (20 anos) chegou como alvo de chauvinismos europeus diversos após custar 30 milhões de euros. O antigo ídolo francês Christophe Dugarry tomou-o enquanto piada, ao passo que o ex-atacante lusitano Pauleta, antigo ídolo do próprio PSG parece concordar quando dizem que Guedes é “o novo Cristiano Ronaldo”.

De qualquer forma Guedes não tem titularidade nenhuma garantida, num elenco que ainda conta com Pastore, Di María (preterido em nome de Draxler), Lucas, Cavani e o citado Draxler, como opções para o campo ofensivo. O obscuro Giovani Lo Celso (20 anos) é argentino, tendo disputado as Olimpíadas 2016 por sua seleção.

Draxler (Getty Images/reprodução)
Draxler (Getty Images/reprodução)

Lo Celso já havia sido adquirido pelo PSG no último verão, por cerca de 8 milhões de libras. O atacante porém permaneceu emprestado ao clube que o revelou na Argentina, o Rosario Central, até o último mês de dezembro. Lo Celso é uma aposta, tal qual o brasileiro Lucas também foi em 2012.

O grande feito do PSG foi livrar-se do espanhol Jesé Rodríguez, por quem pagou absurdos 25 milhões de euros no início da temporada, ao Real Madrid. Jesé não se esforçou para adaptar-se à Paris, disputou 14 jogos (9 aparições pela Ligue 1) e fez apenas 2 gols. O jogador foi emprestado ao Las Palmas regressando a sua pátria.

Embora não declarada, há alguma pressão circundando o trenador espanhol Unai Emery à frente do Paris Saint-Germain. Um grande reforço para o técnico será a recuperação física plena do meia italiano Marco Verratti, um dos principais atletas do elenco parisiense.

O objetivo de manter-se em disputa regular da Champions League, até o momento, está sendo cumprido, com o time parisiense aguardando o Barcelona, nas oitavas de final que se iniciam em 14/02. Por não ter disputado nenhuma copa europeia na presente temporada, Draxler pode ser inscrito como reforço para o mata-mata da CL.

Por outro lado a disputa pela zona de classificação para as competições europeias dentro da Ligue 1 francesa (1 º ao 6 º colocados), tornou-se acirradíssima na virada de 2016 para 2017. Os rouge et bleu estão neste momento na terceira colocação, tendo atrás de si as forças tradicionais Lyon (quarto), St.Étienne (quinto) e Olympique Marseille (sexto).

Lyon e Marseille investiram de forma onerosa em reforços, nesta janela de transferências que se encerrou na última terça-feira. Mais além, o PSG já se vê como finalista da Copa da liga francesa, título que decidirá contra o Monaco, por sua vez líder da Ligue 1.

As entrelinhas do PSG movido por petrodólares árabes, em meio ao atual contexto francês/europeu o qual alimenta algum tipo de islamofobia, parecem provocar alguma indiferença da parte dos alvos que o clube escolhe.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top