Fechamento da janela de transferências: Lyon

Quem chegou: Memphis Depay (atacante, ex-Manchester United/Inglaterra)
Quem saiu: Olivier Kemen (meio-campo, Ajaccio/França), Aldo Kalulu (atacante, Rennes/França), Clement Grénier (meio-campo, Roma/Itália), Gueïda Fofana (volante – encerrou a carreira)
Torneios que disputa: Ligue 1, Europa League

Em meio a uma Ligue 1 distópica no primeiro turno, o Olympique Lyonnais também conhecido como Lyon, enxergou plena possibilidade de encerrar a temporada dentro do grupo de acesso à competições europeias. O decréscimo da força do PSG e disputa da liderança entre Monaco/Nice, foi um alento para várias outras equipes.

O treinador Bruno Genésio tinha em mãos um elenco bom para uma disputa nacional, e que até desempenhou papel razoável nas copas europeias. A equipe não avançou ao mata-mata da Champions League, mas obteve vaga para a fase 16-avos de final da Europa League.

O ataque tem peças interessantes como o meia-atacante Mathieu Valbuena e o artilheiro Alexandre Lacazette, contabilizando 24 jogos na temporada e 21 gols. Destes gols anotados por Lacazette, 18 foram pela Ligue 1, torneio em que ele se vê na vice-artilharia.

Memphis Depay (Foto: AFP)
Memphis Depay (Foto: AFP)

O pretexto era cabível para um investimento de renome que chegou na persona do holandês Memphis Depay, adquirido junto ao Manchester United por 16 milhões de euros. Com 22 anos, Depay pode ser re-valorizado em caso de boas atuações, e o Lyon pode vir a lucrar com uma nova transferência de seu atleta.

Em contraparte, o holandês não poderá ser inscrito na Europa League, pois já jogou no torneio pelo United. Memphis Depay atuará exclusivamente no campeonato francês, na condição de titular absoluto. Dentre as saídas o destaque negativo foi a aposentadoria precoce do volante franco-malinês Gueïda Fofana, de apenas 25 anos. O meio-campista lidava com uma grave lesão sofrida no tornozelo em 2014.

Plantel para lutar pelo terceiro posto da Ligue 1 que dá vaga para os playoffs pré-Champions League, é um objetivo possível para o Lyon. Neste momento a equipe ocupa a quarta colocação. Fazê-lo paralelamente à busca por um título da Europa League, pode acarretar num fim de temporada sem êxito algum.

É preciso lembrar que o Lyon tem grande tarimba nos torneios continentais europeus, mesmo sem nunca ter vencido um. Isso além da hegemonia dentro da França imposta pelo clube, na década passada. Seus sete títulos da Ligue 1 foram conquistados entre 2002 e 2008, amparados pela legião de brasileiros que outrora servia ao clube (Juninho Pernambucano, Cris, Edmílson, Caçapa, Ederson, etc).

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top