Champions League: oitavas de final – jogos de ida III

Nas próximas terça e quarta-feiras teremos os últimos quatro jogos de ida das oitavas de final da Champions League 2016/2017. Teremos dois confrontos na terça e dois confrontos na quarta-feira.

Na terça entrarão em campo Manchester City (Inglaterra) e Monaco (representando a França), além de Bayer Leverkusen (Alemanha) e Atlético de Madrid (Espanha). Na quarta jogam Sevilla (Espanha) e Leicester City (Inglaterra) além de FC Porto (Portugal) e Juventus (Itália).

Jogos de terça

O confronto que atrairá as atenções com certeza será disputado entre Manchester City e Monaco no Etihad Stadium (Manchester/Inglaterra). Os citzens de Pep Guardiola se valem de um jogo ofensivo, ao passo que o Monaco é o time recordista de gols na temporada europeia.

A equipe monagesca tem no computo geral da temporada 101 gols anotados. São 76 pela Ligue 1, 7 pela Coupe de France, 9 pela copa da liga francesa e mais 9 anotados na fase de grupos desta CL. O time do treinador Leonardo Jardim classificou-se no primeiro posto do grupo E (3 vitórias, 2 empates, 1 derrota).

Entretanto o Monaco não editou placares elásticos na CL, nem se utiliza de um jogo vistoso no aspecto ofensivo. Leonardo Jardim tem primado por um jogo cauteloso nos torneios franceses, quando atua fora de casa. As goleadas surgem contra adversários sabidamente mais vulneráveis e em partidas no Principado.

Na Ligue 1 a equipe ainda lidera a tabela, tendo apenas empatado seu compromisso contra o Bastia (1×1), neste último fim de semana. O plantel não tão volumoso, começará a sofrer as consequências de disputas paralelas de competições. No citado compromisso contra o Bastia, Jardim não poupou os principais jogadores.

Os destaques Falcao Garcia, Bernardo Silva e João Moutinho surgiram no alinhamento inicial. Dentre os principais jogadores, apenas o lateral/meia brasileiro Fabinho não foi relacionado.

Guardiola (Foto: AFP)
Guardiola (Foto: AFP)

Pelo lado inglês dos citzens, Guardiola teve um fim de semana menos tenso, ainda que o empate sem gols contra o Huddersfield no último sábado, pela quinta rodada da FA Cup, tenha levado a partida de jogo único para um confronto extra a ser disputado.

Sem o lesionado Gabriel Jesus, Guardiola deu oportunidade para jogadores de ataque como Nolito, Delph e Jesus Navas, com Sérgio Agüero enquanto referência à frente. Sterling, De Bruyne e Sané iniciaram a partida da FA Cup no banco, sendo possíveis titulares contra o Monaco.

O City teve uma vida minimamente complicada durante a fase de grupos. O time acabou lutando pela segunda vaga com o alemão Borussia Mönchengladbach, terceiro colocado. O primeiro posto ficou com o Barcelona, que venceu o City na partida do turno por 4×0, mas acabou derrotado no confronto do returno por 3×1.

O Manchester City se utiliza de uma forma de jogar verdadeiramente vistosa e ofensiva, ainda que esta forma de atuar do Guardiola way oscile no aspecto defensivo. Os talentos a disposição no plantel são o outro fator que faz da equipe azul de Manchester favorita a classificação, diante do Monaco.

Em Leverkusen

Num embate de vice-campeões da CL, o Bayer Leverkusen receberá o Atlético de Madrid na Bayarena (Leverkusen/Alemanha). Apenas o oitavo colocado na Bundesliga, o Leverkusen é um coadjuvante assumido tanto na liga alemã quanto na Champions League.

A equipe alemã fez campanha digna na primeira fase, classificando-se em segundo no grupo E. Do outro lado, o Atlético de Madrid fez excelente primeira fase, tendo deixado outro alemão, o FC Bayern, com o segundo posto no grupo D. A equipe espanhola do técnico Diego Simeone elencou 5 vitórias e 1 derrota em 6 jogos.

Em La Liga os colchoneros estão em quarto lugar e golearam o Sporting Gijón por 4×1, no compromisso do último fim de semana. O time re-encontra o Leverkusen em fase de oitavas de final da CL, algo que ocorreu na edição 2014/2015. Os colchoneros avançaram nos pênaltis.

O Atlético é sim favorito diante dos alemães, neste novo embate. O Leverkusen foi vice-campeão da CL na edição 2001/2002. Já o Atlético é tri-vice-campeão, elencando a segunda colocação nas edições 1973/1974, 2013/2014 e 2015/2016.

Apenas a Esporte Interativo exibirá os confrontos das oitavas de final da Champions League nesta terça-feira no Brasil, via tv fechada. Os jogos estão marcados para as 16:45 hr (horário de Brasília).

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top