Premier League: Manchester United 2×1 Middlesbrough – o duelo tático

Neste último sábado, véspera de ano novo, o Manchester United recebeu o Middlesbrough em Old Trafford (Manchester/Inglaterra), em partida válida pela décima nona rodada da Premier League. Tratou-se da última rodada do primeiro turno da edição 2016/2017 da liga inglesa.

O United obteve sua quinta vitória consecutiva na temporada, ao vencer o Middlesbrough de virada, no maior estilo “Fergie time” dos tempos de Sir Alex Ferguson. A equipe obteve os gols nos últimos minutos. Os red devils estão na sexta colocação (36 pontos). Já o Middlesbrough é o décimo sexto (18 pontos).

Manchester United

O técnico José Mourinho mandou a campo o time com De Gea, Valencia, Bailly, Smalling e Blind. Herrera, Fellaini, Mkhitaryan, Pogba e Martial. Ibrahimović. A surpresa foi o retorno de Chris Smalling, que junto à Eric Bailly restabeleceu o miolo de zaga com o qual Mourinho iniciou a temporada.

O United iniciou a partida pressionando, com o meia-atacante francês Anthony Martial comandando as ações pela ponta esquerda. O time se portava numa variação 3-4-3/4-3-3. O tridente ofensivo com Martial (esquerda), Henrikh Mkhitaryan (direita) e Zlatan Ibrahimović (centro), se mostrou incisivo.

Martial criou a oportunidade que Paul Pogba desperdiçou tentando finalizar de bicicleta. Minutos depois o próprio Martial finalizou com perigo, exigindo defesa difícil do goleiro Victor Valdés. Na sequência da mesma jogada, o meia-atacante cruzou pela esquerda para Ibrahimović que finalizou a bola para o fundo do gol de Valdés. O lance porém foi anulado por jogada perigosa por parte de Ibrah.

O placar foi aberto na segunda etapa, aos 67 min. Alvaro Negredo escorou bola cruzada para a área do United e Grant Leadbitter entrou livre, com um ineficiente Pogba em sua marcação. A falha defensiva foi oriunda da falta de ritmo de jogo da dupla Bailly/Smalling. Isso além da má cobertura de Pogba ocupando um espaço que tem sido preenchido por Michael Carrick nas últimas partidas, mas indisponível nesta ocasião.

O gol de empate surgiu aos 85 min, após ligação direta de Bailly. Ibrah correu para receber a bola e pouco antes da área, escorou para Martial que por sua vez finalizou. Um minuto depois, Pogba aproveitou cruzamento da direita de Juan Mata (que entrou no segundo tempo). O camisa 6 do United finalizou de cabeça, decretando o gol da virada.

Na parte defensiva, os red devils oscilaram, sofrendo seu terceiro gol em 5 partidas da Premier League. Totalizam 19 gols sofridos em 19 rodadas (média de 1 por rodada). Por outro lado, o ataque segue funcionando bem, uma vez que a equipe criou 32 ocasiões de gol, das quais 12 foram em gol e 2 se concretizaram (o time tem 29 gols marcados no torneio).

Desta vez, a equipe de Mourinho foi obrigada a tomar a iniciativa de jogo, saiu perdendo, mas conseguiu re-equilibrar e virar a partida. O United ostentou 68% da posse de bola.

Middlesbrough

A equipe de North Yorkshire foi a vice-campeã da Championship (segunda divisão inglesa) na última temporada. Manter-se na primeira divisão é o objetivo do Middlesbrough, treinado pelo ex-zagueiro espanhol Aitor Karanka, antigo ídolo do Athletic Bilbao e Real Madrid.

Karanka mandou a campo a equipe com Valdés, Bernardo, Chambers, Gibson e Friend. Forshaw, Leadbitter, de Roon, Traore e Downing. Negredo. A equipe se porta num 4-2-3-1 padrão, mas fixou-se praticamente num 4-5-1, explorando os contra-ataques dada a diferença técnica do adversário.

O veterano goleiro espanhol Victor Valdés (34 anos), campeão europeu pelo Barcelona e o também ibérico atacante Alvaro Negredo, são os destaques tal qual o veteraníssimo meia inglês Stwart Downing (32 anos), ex-Liverpool e seleção inglesa.

A bola aérea na area adversária buscando Negredo é uma jogada recorrente do “Boro”, seja com o atacante buscando a finalização ou usando sua força física para deslocar os marcadores, e/ou escorar a bola. Neste segundo exemplo de jogada, Leadbitter conseguiu abrir o placar.

O Middlesbrough ostentou apenas 32% da posse de bola, criando 9 ocasiões de gol. Apenas duas bolas foram em gol, com uma se convertendo. Todos os dados segundo levantamento do The Guardian.

Os times retornam a campo pela vigésima rodada da Premier League, já nesta segunda-feira, 02/01/2017. O Middlesbrough recebe o Leicester City, ao passo que o Manchester United visitará o West Ham em Londres.

Imagem de Martial (de vermelho, ao centro): Getty

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top