Champions League: classificados para as oitavas de final definidos

A UEFA Champions League 2016/2017 teve a sua fase de grupos encerrada, nas últimas terça e quarta-feiras. Os dezesseis clubes classificados para a fase de oitavas de final, já estão definidos.

Estão classificados para o mata-mata: Arsenal (Inglaterra), Paris Saint-Germain (França), Napoli (Itália), Benfica (Portugal), Barcelona (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Atlético de Madrid (Espanha), FC Bayern (Alemanha), Monaco (França), Bayer Leverkusen (Alemanha), Borussia Dortmund (Alemanha), Real Madrid (Espanha), Leicester City (Inglaterra), FC Porto (Portugal), Juventus (Itália) e Sevilla (Espanha).

Devido a ascensão dos clubes médios e clubes campeões de campeonatos europeus menores, tem se tornado comum nos últimos anos, a classificação de equipes grandes já na terceira ou quarta rodada da fase de grupos. Na atual edição do torneio, não foi diferente.

A situação já demandou algumas mudanças na distribuição de vagas para a próxima edição da CL, por parte da UEFA. As ligas nacionais europeias maiores receberam vagas extras. Por exemplo, a Premier League inglesa teve três vagas (2 diretas, 1 via playoff) na última temporada e terá quatro vagas para a CL 2017/2018.

Entretanto é preciso ressaltar algumas campanhas de times que nunca venceram o torneio continental. O italiano Napoli terminou a primeira fase no primeiro posto do grupo B, que também trazia o tradicional Benfica, o turco Besiktas e o ucraniano Dynamo Kiev. O atual campeão inglês Leicester City, foi o surpreendente primeiro colocado do grupo G, tendo obtido 4 vitórias em 6 partidas.

Atual vice-campeão da CL, o Atlético de Madrid três vezes vice-campeão do torneio fez uma campanha espetacular, ostentando 5 vitórias em 6 jogos, situação que lhe deu o primeiro posto do grupo D. A equipe colchonera (15 pontos) se classificou com 3 pontos a mais do que o segundo colocado, FC Bayern.

Ademais, sete times nas oitavas de final são antigos campeões da CL. São eles: Benfica (2 títulos), Barcelona (5 títulos), FC Bayern (5 títulos), Borussia Dortmund (1 título), Real Madrid (11 títulos – atual campeão), FC Porto (2 títulos) e Juventus (2 títulos).

Para o sorteio, os times estão divididos em dois potes, um englobando os primeiros colocados dos grupos e outro englobando os segundos colocados. Os times do primeiro pote realizam a partida de volta, em seus domínios.

No pote 1 estão: Arsenal, Atlético, Barcelona, Dortmund, Juventus, Leicester, Monaco e Napoli. No pote 2 estão: Bayern, Benfica, Leverkusen, Manchester City, PSG, Porto, Real Madrid e Sevilla.

A UEFA realiza o sorteio dos confrontos das oitavas de final nesta segunda-feira, 12 de dezembro em Nyon (Suíça).

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top