Music For Your Eyes: Rainbow “Perfect Strangers”

211584c3-3f54-4417-93a2-31a547f7d2c1

O guitarrista inglês Ritchie Blackmore reativou o Rainbow para apenas três apresentações já realizadas em junho deste ano. Duas datas realizadas na Alemanha, foram captadas e resultaram no novo dvd “Memories in Rock”, que será lançado no próximo dia 18 de novembro.

Segundo a imprensa musical, Blackmore afirmou que surgiram propostas para novas apresentações, do empreendimento que ele mesmo descreveu como seu “canto do cisne” no rock. Porém desde o início o guitarrista excluiu possibilidades de turnês mundiais e mediante ao interesse nas apresentações do Rainbow, afirmou que podem acontecer novos shows em 2017.

Veja o vídeo de Perfect Strangers

Dono de uma personalidade controversa, Ritchie Blackmore é lembrado por ter sido membro fundador do Deep Purple, junto ao falecido Jon Lord (teclados) e Ian Paice (bateria), o último único membro original remanescente no Purple atualmente. Blackmore saiu do Purple por duas vezes, a primeira na metade da década de 1970 e a derradeira por volta de 1993.

São notórias as desavenças entre Blackmore e o vocalista Ian Gillan, este ainda à frente do Purple. Em sua primeira saída do conjunto, Blackmore fundou o Ritchie Blackmore’s Rainbow que contou com nomes como Ronnie James Dio, Cozy Powell, Don Airey, Jimmy Bain, Graham Bonnett e Joe Lynn Turner.

Cultuado entre fãs de rock dos anos 1970 e fãs de heavy metal, o Rainbow teve uma existência entre 1975 e 1983, e um breve ressurgimento na metade dos anos 1990, após Blackmore sair pela última vez do Deep Purple. Em 1997 o guitarrista fundou o Blackmore’s Night junto à esposa Candice Night, propondo canções acústicas influenciadas pela música barroca. Este projeto ainda ocupa o guitarrista.

Uma volta do Rainbow em formação clássica era ventilada pela imprensa musical mundial desde o fim dos anos 1990, quando Ronnie Dio e Cozy Powell ainda eram vivos. Um dos rumores inclusive afirmava que o line up poderia ter o baixista Joey De Maio (Manowar), rumor este atualmente difícil de ser comprovado.

Voltando ao presente, os três últimos shows do Rainbow incluíram canções do Deep Purple no setlist. Os dois vídeos liberados que divulgam o lançamento do dvd, são de execuções de canções do Purple, “Black Night” e este de “Perfect Strangers”, que estamos aqui expondo.

Para esta nova empreitada, Blackmore chegou a convidar Glenn Hughes (ex-Deep Purple), que acabou recusando. A banda não trás nenhum membro antigo renomado, mas conta com o vocalista Ronnie Romero e com o tecladista sueco Jens Johansson (Stratovarius), ex-integrante das bandas de Yngwie Malmsteen e Dio.

Imagem de Ritchie Blackmore: Getty