Ligue 1: marselheses e girondinos

Neste domingo o Olympique de Marseille receberá o Girondins Bordeaux, em derby válido pela nona rodada da Ligue 1 francesa. O confronto acontecerá no Velodrome de Marselha (França), com a equipe da casa dando seus primeiros passos como o mais novo clube milionário francês.

Os marselheses promoveram a estreia do novo treinador Rudi Garcia na última rodada, em partida que acabou num empate sem gols diante do Paris Saint-Germain. No meio de semana o Olympique bateu o Clermont por 2×1, pela Taça da Liga francesa.

A France Football ressalta os desfalques do lateral japonês Hiroki Sakai e do ala Clinton Njie. Sakai se lesionou contra o Clermont. Em contraparte, Garcia poderá conceder uma estreia na Ligue 1 do atacante Romain Alessandrini, recuperado de uma lesão num dos pés. O atacante ainda não atuou pela atual edição do campeonato francês, mas entrou no decorrer do confronto contra o Clermont.

O Olympique se vê na décima primeira colocação (13 pontos), ao passo que o Bordeaux está em nono lugar (15 pontos). Os girondinos tem como destaque o veterano meia Jérémy Toulalan, ex-Lyon e seleção francea.

A equipe da cidade de Bordeaux trouxe como reforços para a temporada os atacantes Jérémy Menéz (ex-Milan), e o brasileiro Malcom (ex-Corinthians)

Zubizarreta em Marselha

Na última quinta-feira o Olympique confirmou a chegada do ex-goleiro e ídolo espanhol Andoni Zubizarreta. O ex-jogador será o diretor esportivo do clube, cargo que já desempenhou nos clubes espanhóis Barcelona e Athletic Bilbao. Zubizarreta foi apresentado pelo presidente Jacques-Henri Eyraud.

Zubizarreta substitui o demitido Gunter Jacob, sendo o segundo reforço trazido pelo norte-americano Frank McCourt, novo acionista majoritário do Olympique de Marseille. O primeiro reforço foi o treinador Rudi Garcia, contratado há menos de duas semanas.

Zubizarreta em Marselha (Boris Horvat/AFP)
Zubizarreta em Marselha (Boris Horvat/AFP)

O periódico espanhol El País ressalta a ambição de McCourt, ex-gestor do Los Angeles Dodgers, equipe de beisebol da Major League Baseball yankee. O milionário norte-americano colocará cerca de 200 milhões de Euros a disposição de Zubizarreta, valor que deve ser utilizado em reforços.

McCourt anseia transformar o Olympique numa equipe que possa competir financeiramente com o Paris Saint-Germain, gerido por investidores árabes. Zubizarreta por sua vez enalteceu a tradição do clube marselhês, afirmando que o clube possui um “grande coração e alma futebolísticas”.

O ex-goleiro de 55 anos comparou a tradição da equipe campeã europeia 1992/1993, à tradição de Barcelona e Athletic, além de ressaltar que trabalhar na nova agremiação é uma grande oportunidade em sua carreira. Zubizarreta também afirmou que já se reuniu com Rudi Garcia, para tratar do perfil futebolístico que será buscado.

O presidente Eyraud afirmou que Zubizarreta era sua primeira opção para o cargo, e que o ex-goleiro terá “carta branca” para buscar os atletas que acredita se adequarem a nova filosofia do clube.

Andoni Zubizarreta foi diretor esportivo do Athletic Bilbao entre 2001 e 2004, ocupando o mesmo cargo no Barcelona entre 2010 e 2015. Foi demitido da agremiação culé, após a eclosão de irregularidades que culminaram na saída do ex-presidente Sandro Rosell.

Voltando à Ligue 1

Nove vezes campeão francês o Olympique de Marseille receberá o hexacampeão francês Bourdeaux, às 17:45 hr (horário de Brasília) neste domingo. A partida será transmitida no Brasil pela Sportv.

Imagem de Alessandrini: francefootball.fr

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top