Barcelona: André Gomes para o Camp Nou

1469138449_112801_1469138652_noticia_grande

O espanhol de origem catalã, Barcelona formalizou a aquisição do meia português André Gomes, recentemente campeão europeu de seleções junto à seleção de Portugal. O jogador pertencia ao também espanhol Valencia, a princípio tendo custado cerca de 35 milhões de Euros, mais o lateral Montoya.

Segundo o periódico espanhol El País, o montante a ser pago pelos blaugrenas aos ches, pode incluir mais 20 milhões de Euros, chegando a possíveis 55 milhões, caso metas estabelecidas por contrato sejam obtidas. O meia português de 23 anos estava sendo cortejado pela italiana Juventus.

André Gomes pertencia ao Valencia já há duas temporadas, vindo do lusitano Benfica, que recebeu 15 milhões de Euros por sua negociação. Junto aos encarnados, conquistou uma Liga Sagres, uma Copa de Portugal e uma Copa da Liga Sagres. Em duas temporadas em campos espanhóis pelo Valencia, Gomes atuou em 75 partidas anotando 8 gols.

O El País destacou que o meia lusitano saiu por um valor menor que o pré-estabelecido, sendo que a priori sua multa rescisória estava estipulada, num valor de 60 milhões de Euros.

O que Luís Enrique vê no horizonte?

Após uma temporada “discreta” para os padrões blaugrena, o treinador Luís Enrique necessita de peças pontuais para o elenco. O Barcelona obteve a última liga espanhola e a última Copa Del Rey, o que não é pouca coisa. Porém, para o que se está habituado na Catalunha, os títulos não foram mais do que obrigação.

André Gomes se soma ao zagueiro francês Samuel Umtiti (ex-Lyon), ao lateral também francês Lucas Digne (ex-PSG), e ao meia espanhol Denis Suárez (ex-Villarreal). Tratam-se dos quatro principais reforços culés para a temporada 2016/2017, sendo que dificilmente devam ocorrer contratações estrondosas.

Podendo atuar pelos lados do campo ou pelo centro, Gomes se junta ao turco Arda Turan enquanto peça de reposição imediata seja para Ivan Rakitić, seja para Andrés Iniesta. O quadro de Iniesta seria o mais preocupante, devido sua idade avançada (32 anos). É um jogador ainda em idade útil, mas “insubstituível” em termos de talento.

Dentre estes reforços, Umtiti é o mais interessante, tendo sido vice-campeão europeu pela seleção francesa, na última EURO. Tem apenas 22 anos e obteve a titularidade no time bleu, durante o mata-mata da Eurocopa. Zagueiros do Barcelona como Mascherano, Vermaelen e Mathieu, já passaram dos 30 anos.

O perfil de Umtiti lembra muito o do lateral/zagueiro Eric Abidal, também francês e bi-campeão da CL pelo Barça em 2008/2009, 2010/2011. Já Digne chega para ser reserva imediato de Jordi Alba e Denis Suárez, oriundo do Barcelona B, foi re-comprado junto ao Villarreal.

O Barcelona se prepara para participar da International Champions Cup, torneio de pré-temporada que terá jogos nos EUA, Austrália e China, a partir desta sexta-feira 22/07. Além dos culés Milan, Liverpool, Leicester City, FC Bayern, Real Madrid, PSG, Manchester United, Borussia Dortmund dentre outros, estão inscritos na competição.

No Brasil e International Champions Cup será exibida pela Esporte Interativo.

Imagem de André Gomes (a esquerda) ainda jogando pelo Valencia: Miguel Riopa