Atlético de Madrid: Vrsaljko e Gaitán

1468843657_830553_1468843738_noticia_normal_recorte1

O espanhol Atlético de Madrid iniciou a semana apresentando suas novas contratações, para a temporada 2016/2017. Os colchoneros oficializaram as chegadas do croata Sime Vrsaljko e do argentino Nicolás Gaitán, nas últimas segunda e terça-feiras respectivamente.

Vrsaljko é lateral-direito vindo do italiano Sassuolo. O atleta de 24 anos custou cerca de 16 milhões de Euros aos cofres rojiblancos, segundo informou o periódico espanhol El País. O clube tinha enquanto prioridade um jogador para o setor, em parte tendo em vista a idade avançada do ídolo Juanfran (31 anos).

O lateral croata teve sua capacidade ofensiva destacada pela imprensa espanhola, tal qual sua disposição em defender, algo aprimorado em três temporadas no futebol italiano. O jogador tem boa estatura (1,83 m), tendo ainda o fundamento dos cruzamentos enquanto virtude.

Já disputou 166 partidas como profissional anotando apenas um gol em sua carreira. Oriundo de Zadar (Croácia), Vrsaljko foi revelado pelas categorias de base do Dinamo Zagreb, tradicional agremiação de seu país. Chegou ao clube aos 14 anos e fez sua primeira partida na equipe principal aos 17 anos.

Aos 21 anos foi contratado pela italiana Genoa por 5 milhões de Euros, equipe em que atuou como titular absoluto na temporada 2013/2014. Na temporada seguinte foi adquirido pelo ascendente Sassuolo por 5,5 milhões de Euros, equipe na qual se tornou fundamental ao esquema tático do treinador Eusebio Di Francesco. Na última temporada, Vrsaljko atuou em 36 partidas e obteve 4 assistências para gol, vestindo a camisa do Sassuolo.

Pela seleção croata, o lateral já atuou 19 vezes tendo integrado os grupos que disputaram a EURO 2012, Mundial 2014 e EURO 2016. Vrsaljko atuou improvisado na lateral-esquerda, no confronto contra a Espanha válido pela fase de grupos da recém encerrada edição da EURO. Os croatas foram eliminados nas oitavas de final, pelo campeão Portugal.

Gaitán

O meia-atacante argentino Nicolás Gaitán foi apresentado oficialmente no Vicente Calderón (Madrid/Espanha), na última terça. O jogador de 28 anos custou 25 milhões de Euros ao Atleti, que pagará a quantia ao lusitano Benfica. Gaitán tinha seu nome relacionado ao Atlético, já a algum tempo.

Gaitán em sua apresentação em Madrid, na última terça-feira. (Foto @ATLETI)

Gaitán em sua apresentação em Madrid, na última terça-feira. (Foto @ATLETI)

O atleta foi apresentado pelo presidente colchonero Enrique Cerezo, que em tom bem humorado, afirmou que o meia precisa anotar “dois gols por partida”. A alusão se fez em relação ao confronto entre Atlético e Benfica, na última edição da Champions League. Gaitán anotou um gol e concedeu uma assistência na vitória por 2×1 dos águias, em pleno Calderón.

Gaitán foi revelado pelo argentino Boca Jrs, tendo sido reserva de Juan Riquelme, no início de sua carreira. A principio atuava como segundo volante. Foi colocado na função de “enganche” pelo técnico Alfio Basile. Jogando pela equipe da Bombonera entre 2008 e 2010, Gaitán jogou 79 partidas, anotou 13 gols e ofereceu 12 assistências para gol. Foi campeão do Torneio Apertura em 2008.

O atleta foi contratado pelo português Benfica em 2010, para preencher a lacuna deixada pelo compatriota Angel Di Maria (atual PSG), então adquirido pelo Real Madrid. Gaitán se tornou rapidamente um dos atletas mais importantes do elenco dos encarnados, tendo atuado em 252 partidas. Marcou 41 gols e ofereceu 84 assistências.

Em seis temporadas em Portugal, Gaitán foi tri-campeão português e duas vezes vice-campeão da Europa League. Era o capitão da equipe de Lisboa, até o fim da última temporada. Também esteve presente no grupo argentino, vice-campeão da Copa América Centenário.

O El País destacou a característica de “enganche” clássico de Gaitán, que pode atuar como atacante aberto pelos lados, segundo atacante, meia-atacante ou mesmo segundo volante. O atleta disputará uma posição nas linhas de 3 ou 4 meias-ofensivos, dos desenhos táticos 4-2-3-1 ou 4-1-4-1.

Imagem de Vrsaljko: @ATLETI