Atlético de Madrid: Gameiro agora no Calderón

O espanhol Atlético de Madrid se via na Austrália realizando a pré-temporada, enquanto sua diretoria rojiblanca definia a aquisição do atacante francês Kevin Gameiro, agora ex-Sevilla. Gameiro de 29 anos foi adquirido pelos colchoneros por 30 milhões de Euros, mais 7 milhões em cláusulas variáveis.

Segundo o periódico espanhol El País, o Atleti buscava um atacante de área e a princípio, o plano era a re-patriação do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, atualmente no Chelsea. A liberação de Costa parecia inviável, sobretudo após o novo treinador blue Antonio Conte, ter afirmado que quer ter o jogador no elenco.

O vínculo de Gameiro se dá por quatro temporadas. Os 30 milhões de Euros lucrados pelo Sevilla podem chegar a 37 milhões, caso o atacante cumpra um número determinado de partidas jogadas, além do Atleti terminar La Liga ocupando postos que garantam competições europeias, na temporada 2017/2018.

O diretor esportivo colchonero José Caminero enalteceu as qualidades de Gameiro na parte defensiva, ressaltando as qualidades do francês em recuperar a posse de bola. No Sevilla desde 2013, Gameiro atuou em 145 partidas anotando 67 gols. O atacante fora contratado pelos andaluzes junto ao francês Paris Saint-Germain, que na época começava a ter aporte financeiro dos atuais gestores árabes.

Gameiro foi um dos principais atletas do Sevilla, nas conquistas das últimas três Europa League, sendo que as duas últimas vieram de forma consecutiva nas últimas duas temporadas. O francês anotou exatos 29 gols somando-se todas as competições que disputou pelos andaluzes na temporada 2015/2016, segundo levantamento do El País.

Ainda segundo o periódico espanhol, o treinador Diego Simeone cogitava tanto o re-patriamento de Diego Costa, quanto uma possível aquisição do argentino Gonzalo Higuaín, que acabou trocando o Napoli pela Juventus, na Itália. Gameiro disputará posição com Fernando Torres, devendo formar uma dupla de ataque francesa com Antoine Griezmann.

De carreira discreta na seleção francesa, Gameiro disputou apenas 10 partidas pelos bleus, anotando apenas 1 gol. É a terceira aquisição mais cara da história do Atlético, atrás de Jackson Martínez (35 milhões de Euros) e Falcao García (40 milhões de Euros). Consta que o atacante francês teria recusado uma oferta do Barcelona.

Em Sevilha

O anuncio oficial de Gameiro se deu dias depois da confirmação da transferência de Luciano Vietto do Atlético, para o Sevilla. Segundo o El País, os andaluzes trarão o francês de origem tunisiana Wissan Ben Yedder (25 anos), que será contratado junto ao francês Toulouse.

Ben Yedder disputou 174 jogos pelo Toulouse, anotando 71 gols. Integrou todas as seleções de base da França. Em meio a isto percebe-se que período vitorioso do técnico Unai Emery (agora no Paris Saint-Germain), parece encerrado em Sevilha.

A equipe andaluz já lucrou 63 milhões de Euros, só com as negociações de Gameiro e Krychowiak (33 milhões de Euros, agora também no PSG).

Voltando ao Atleti

O Atlético de Madrid bateu o inglês Tottenham Hotspur por 1×0, na última sexta-feira em partida amistosa disputada em Melbourne (Austrália). O confronto valeu pelo torneio amistoso International Champions Cup. A equipe volta a campo neste domingo 31/07, para jogar contra o australiano Melbourne Victory.

Paralelamente a isto, Kevin Gameiro deve ser apresentado à torcida colchonera em Madrid (Espanha), no Vicente Calderón. Kevin Gameiro é o terceiro reforço expressivo do Atlético para a temporada 2016/2017, junto ao lateral croata Sime Vrsaljko e o meia-atacante Nicolás Gaitán.

Imagem de Gameiro (ao centro) ainda jogando pelo Sevilla: Lars Baron – Getty

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top