Manchester United: Van Gaal fora. Mourinho é o próximo?

Na última segunda-feira, o inglês Manchester United anunciou a demissão do treinador holandês Louis Van Gaal, que a princípio ainda deveria cumprir mais um ano de contrato em Old Trafford. O anúncio oficial acendeu ainda mais os rumores, de que José Mourinho deva ser anunciado nas próximas horas (ou dias).

Tradicional e milionário, o United completa três temporadas de um ciclo ruim, as quais começaram com a aposentadoria de Sir Alex Ferguson, na metade de 2013. Pela segunda vez em três anos, os red devils não vão disputar uma edição da Champions League, torneio que já venceram três vezes.

O periódico espanhol El País ressalta que a recém encerrada temporada foi a menos goleadora da equipe, desde a temporada 1989/1990. O United anotou apenas 49 gols, foi eliminado na primeira fase da CL 2015/2016, terminando a Premier League apenas na quinta colocação (66 pontos).

A conquista da FA Cup no último sábado batendo o modesto Crystal Palace por 2×1, foi um pálido prêmio de consolação. Aos 64 anos e vitorioso, Van Gaal se vê em fim de carreira, tendo chegado ao United após o Mundial 2014, em que comandou a Holanda terceira colocada. Na época o treinador foi cortejado pelo Tottenham Hotspur.

A trajetória exitosa do holandês ainda não elencava em seu currículo uma experiência na Premier League inglesa. Van Gaal é o mentor do super Ajax campeão da CL 1994/1995, tendo comandado ainda Barcelona e FC Bayern. Seus métodos e formas de abordar os atletas, hoje parecem porém obsoletos.

A famosa postura demasiado rígida de Van Gaal nos vestiários de Manchester, vinha sendo descrita pela imprensa europeia enquanto problemática, desde a sua chegada em 2014. Sinal dos tempos, além daquilo que o El País descreveu enquanto um treinador “muito diferente” da cultura futebolística inglesa.

Mourinho strikes back?

A imprensa europeia afirma extra-oficialmente desde o fim da última semana, que José Mourinho está prestes a ser anunciado pelo Manchester United. O El País é porém crítico, ressaltando que nos últimos anos Mou se transformou no “salvador da pátria”, de clubes ricos desesperados em momento decadente.

O periódico se referiu aos seus últimos trabalhos no Real Madrid e Chelsea. O El País vai mais longe, ressaltando que o empresário de Mou, Jorge Mendes vinha tentando se tornar influente no Old Trafford, há pelo menos 15 anos. Isso passando por aproximações com Darren Ferguson (agente de atletas e filho de Sir Alex), Peter Kenyon (diretor geral até 2006) e finalmente Ed Woodward, novo diretor geral.

A arrogância fazia Mourinho acreditar que seria o sucessor de Sir Alex em 2013, algo que não houve. De início, os diretores do United não se convenciam de que um treinador tão intempestivo quanto Mou, seria o sucessor ideal do lendário treinador. Três anos em crise os fizeram mudar de ideia.

Segundo o El País, o pré-contrato de Mou foi estabelecido em fevereiro. O mesmo estabelece uma multa de 6,5 milhões de Euros, se não fosse concretizado até o último dia 1 de maio. Se a situação não se confirmar até 1 de junho, Mourinho embolsa mais 13 milhões de Euros.

Caso Mourinho realmente seja anunciado, o El País ressalta que Old Trafford verá muitas transações e comissões neste verão, devido a representação de Mou feita por Jorge Mendes, vir amparada pela empresa Gestifute. Mendes representa diversos atletas na Europa, incluindo-se o ex-United, Cristiano Ronaldo.

Segundo informação traduzida do periódico inglês The Guardian, dirigentes do clube red devil afirmam que 90% do atual elenco do United, é considerado negociável. Por outro lado, o El País frisa que nas últimas cinco temporadas, os clubes comandados por Mourinho juntos, gastaram 500 milhões de Euros em contratações.

O consequente saldo em títulos é pequeno, elencando apenas uma liga espanhola e uma Copa Del Rey (por Real Madrid), e uma Premier League e uma Copa da Liga inglesa (pelo Chelsea). O último grande feito de Mourinho foi a tríplice coroa europeia, junto à italiana Internazionale, em 2010.

Imagem de Van Gaal: Carl Recine – Reuters

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top