Champions League: el Madrid x Atléti – a grande final.

Neste sábado 28 de maio acontecerá a final da Champions League 2015/2016. O Real Madrid se defrontará contra o rival municipal Atlético de Madrid, no estádio Giuseppe Meaza/San Siro (Milão/Itália). As equipes re-editam o confronto que decidiu o título da edição 13/14 do torneio, vencido pelo Real Madrid.

As equipes viveram temporadas distintas, mas em âmbito doméstico o Atlético que fez uma jornada muito mais equilibrada, terminou La Liga em terceiro lugar. O Real Madrid por sua vez, que lidou com turbulências e trocou de treinador na virada de 2015 para 2016, terminou a liga por acaso em segundo lugar.

A última rodada de La Liga ocorreu no último dia 15/05, e com isto as duas equipes tiveram tempo de recuperar seus atletas afetados por lesões físicas. Pelo lado blanco, o treinador Zinedine Zidane só não deverá ter o defensor francês Raphael Varane, já cortado inclusive da seleção francesa para a EURO 2016.

Real Madrid

A trajetória dos blancos na CL foi convincente em termos numéricos. Desde a primeira fase “el Madrid” elencou nove vitórias, dois empates e uma derrota para o alemão Wolfsburg, na partida de ida das quartas de final.

Além das dificuldades diante do esforçado Wolfsburg, os blancos suaram para superar o Manchester City nas semi-finais. Na primeira fase em que o time terminou isolado em primeiro lugar do grupo A, o comando foi de Rafa Benítez, substituído por Zidane que por sua vez, esteve à frente do time em todo mata-mata.

Na final Zizou deverá escalar o brasileiro Casemiro, fixo à frente da linha de defesa. O treinador adversário, Diego Simeone elogiou publicamente o volante e a decisão de Zidane em ter dado confiança ao ex-meia de FC Porto e São Paulo. CR7 começou a apresentar problemas físicos nas semanas dos confrontos contra os citzens nas semi-finais, mas está recuperado.

O desenho tático será um provável 4-3-3. A provável escalação dos merengues deverá trazer Navas, Carvajal, Pepe, Sérgio Ramos e Marcelo. Casemiro, Modrić e Kroos. Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo.

Atlético

Pelo lado do Atlético de Madrid, Simeone teve tempo suficiente para ter a recuperação física do zagueiro/capitão Diego Godín. Outro que convivia com recuperação física era o meia-atacante belga Yannick Carrasco. O meia português Tiago, lesionado no início da temporada também está a disposição.

Ao contrário do Real Madrid, a temporada do “Atléti” revelou um crescimento durante a disputa da CL. O time também foi o primeiro colocado de seu grupo C, tendo elencado seis vitórias, três empates e duas derrotas. Por outro lado, os colchoneros se submeteram a adversários muito mais duros na reta final do mata-mata, algo que os obrigou a vencer dois campeões da CL, nas últimas três temporadas.

A equipe de Simeone bateu os pentacampeões Barcelona nas quartas de final, e FC Bayern nas semi-finais. Em tese, ambas as equipes tinham elencos mais numerosos e o Barcelona em especial, havia vencido os rojiblancos nos confrontos por La Liga, tanto no primeiro, quanto no segundo turno do campeonato espanhol.

Simeone deve trazer sua proposta habitual de marcação forte e saída em contra-ataques velozes, proporcionando um módulo que varia o 4-1-4-1/4-2-3-1 para o 4-3-3. A provável escalação deverá trazer dois atacantes: Oblak, Juanfran, Godín, Giménez e Filipe Luís. Gabi, Augusto, Koke e Saúl. Torres e Griezmann. Carrasco é o “décimo segundo” titular.

A tradição pende a favor dos dez títulos do Real Madrid. O Atlético é bi-vice campeão da CL, tendo sido derrotado nas finais de 1974 e 2014. Os blancos dependem do talento individual de Cristiano Ronaldo. O Atlético possui um conjunto técnico/tático e mental, mais sólidos. São times distintos um mais ofensivo e outro defensivo.

Real Madrid x Atlético de Madrid entram em campo às 15:45 hr (horário de Brasília) deste sábado. No Brasil o confronto será televisionado pela Band, Globo e Esporte Interativo.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top