Série A italiana: Napoli, o anti-Juve par excellence.

Sem dúvida o grande destaque deste fim de semana de ligas nacionais europeias se dará em confronto válido pela Série A italiana. A vice-líder e atual tetracampeã Juventus, receberá o surpreendente líder Napoli, na Juventus Arena (Turim/Itália). O confronto valerá pela vigésima-quinta rodada do torneio.

A história do confronto remete à lendas do campeonato italiano personificadas durante os anos 1980. Mais do que isso, o embate representa a rivalidade entre o norte (Turim) e o sul (Nápoles) da Itália, sendo que a região nortista ostenta maior desenvolvimento sócio-econômico na geopolítica local.

Curiosamente, uma vitória do Napoli por 2×1, num confronto com a Juventus em Turim em 1986, praticamente decidiu a edição 1986/1987 da Série A, vencida de maneira inédita pelo clube napolitano. O time partenopei era liderado em campo pelo argentino Diego Maradona.

A Juventus por sua vez defendia o título italiano obtido na temporada 1985/1986. O time piemontês contava com o mito francês Michel Platini, e com a lenda dinamarquesa Michael Laudrup.

Voltando ao presente.

O time napolitano comandado pelo técnico italiano Maurizio Sarri lidera a tabela com 56 pontos, dois a mais do que a Juventus. Se vencer abrirá cinco pontos de distância em relação á vecchia signora. Os bianconeri de Turim porém, ostentam uma sequencia impressionante de 14 vitórias consecutivas, uma vez que seu início de temporada foi bastante turbulento.

O Napoli se escora no improvável ressurgimento do criticado atacante argentino Gonzalo Higuaín, que contabiliza 24 gols anotados no torneio. O periódico inglês The Guardian destaca o módulo tático ofensivo proposto por Sarri, designado em 4-3-3. Neste desenho tático Lorenzo Insigne, Marek Hamsik e José Callejón tem se mostrado excelentes coadjuvantes.

Vale ressaltar que o time partenopei venceu a Juve pelo primeiro turno da atual Série A, por 2×1. O presidente do clube napolitano Aurelio De Laurentiis expressou à revista italiana La Stampa, que o confronto deste sábado é digno de um filme épico tal qual “Gladiador”.

Segundo a informação traduzida pelo The Guardian, De Laurentiis afirmou ainda que o cineasta Ridley Scott (de “Blade Runner” e que dirigiu “Gladiador”), seria o diretor perfeito para trama. Aurelio De Laurentiis trabalha no ramo cinematográfico italiano, sendo um renomado produtor.

Com a decadência financeira de Milan e Internazionale, o Napoli tem feito boas campanhas nas últimas temporadas da Série A. Porém, ainda assim o momento vivido pelos partenopei é atípico. A Juventus venceu a última edição da Série A com 17 pontos de vantagem para o vice-campeão.

O melhor resultado do Napoli nas últimas edições do campeonato italiano, foi o segundo posto na temporada 2012/2013. O time ainda era comandado por Walter Mazzari, naquela que foi a última temporada do atacante uruguaio Edinson Cavani (atual PSG/França).

Na ocasião, o Napoli porém chegou ao fim do torneio nove pontos atrás da campeã Juventus. O último título italiano obtido pelo clube partenopei foi a Série A conquistada na temporada 1989/1990, com Maradona formando dupla de ataque com o brasileiro Careca.

Juventus x Napoli se enfrentam às 17:45 hr (horário de Brasília), neste sábado. O confronto da Série A será transmitido no Brasil pela ESPN.

Imagem de Higuaín: Salvatore Laporta – AP

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top