Neste domingo, Zinedine Zidane volta a re-encontrar o Real Betis, pela vigésima primeira rodada de La Liga espanhola. Zizou agora é treinador do Real Madrid e o periódico espanhol El País recordou dois detalhes curiosos acerca do ex-meia francês, em duas situações vividas por ele exatamente contra o Betis.

O primeiro dá conta de que o primeiro gol de Zidane, ainda como atleta do próprio Real Madrid, foi anotado em 15 de setembro de 2001, numa partida contra os béticos no Benito Villamarín de Sevilla (Espanha). O Real Betis porém, venceu aquele encontro válido pela edição 2001/2002 de La Liga pelo placar de 3×1.

Contratado pelo clube merengue no início da temporada 01/02, a cerca de 75 milhões de Euros (transação recorde à sua época), Zizou demorou a marcar seu primeiro gol. Segundo o jornalista inglês John Carlin, Zidane sofreu com algumas rusgas proporcionadas pelo português Luís Figo, o primeiro galáctico contratado por Florentino Pérez.

No livro “Anjos Brancos” (Relume Dumará/2006), Carlin relata que Zizou foi questionado por Pérez, se estava tudo ao seu gosto em Madrid. Zidane afirmara que não tinha nada a se queixar da forma como estava sendo tratado em Chamartín. Por outro lado, o meia disse ao presidente não entender o por quê de Figo, não lhe passar a bola.

Pérez enviou o recado a Figo, que na partida seguinte à queixa feita por Zizou, passou todas as bolas que podia ao francês. O lusitano parava em meio ao campo e olhava para as tribunas em direção à Florentino, com uma expressão do tipo “tá bom pra você?”.

Retrato do artista quando jovem.

Mais além, o El País recordou um gol de Zidane anotado quando ele ainda tinha 23 anos. A ocasião se deu a 6 de dezembro de 1995, numa situação que os espanhóis descreveram enquanto similar a um “dilúvio universal”. Real Betis e Girondins Bordeaux se enfrentavam pela partida de volta da Taça UEFA 1995/1996 em Sevilla, sob chuva torrencial.

A partida valia pela terceira eliminatória do torneio hoje nomeado Europa League. O Bordeaux do jovem Zizou, venceu a partida de ida na França (2×0) e mesmo com a derrota por 2×1 para o Betis em Sevilla, obteve índice para avançar. Na ocasião da partida de volta, Zizou abriu o placar aos 3 min de partida, acertando um chute de pé esquerdo, dois ou três passos do circulo central. A bola encobriu o goleiro Pedro Jaro.

Quem marcava Zizou era Juan Merino, atualmente recém empossado na condição de treinador do Betis. O El País destaca as palavras de Merino, que por sua vez afirmou que o então técnico Lorenzo Serra Ferrer, havia precavido das qualidades do jovem “enganche” francês. O próprio Serra afirma que naquele tempo, não haviam tantas informações à disposição, mas sabia-se quem era Zizou.

Veja o citado golaço de Zidane.

O ex-treinador bético relembra que além de Zidane, aquele Bordeaux ainda contava com Christophe Dugarry e Bixente Lizarazu, atacante e lateral que participaram da conquista francesa no Mundial de 1998. Dugarry que jogava com Zizou desde as seleções bleus de base, acabaria no Barcelona.

Já Lizarazu seria posteriormente contratado pelo FC Bayern. O Bordeaux de Zizou, Dugarry e Lizarazu acabou vice-campeão da Taça UEFA, naquela ocasição. A equipe francesa foi derrotada na final do torneio pelo FC Bayern que ainda contava com Jürgen Klinsmann, como principal atacante de área.

Serra inclusive ressalta que a comissão técnica bética sugeriu ao presidente Manuel Ruiz de Lopera, que contratasse Zidane. A italiana Juventus porém, ofereceu na época cerca de 600 milhões de pesetas pelo futebol de Zizou, que acabou na Série A italiana. O valor se via muito além das possibilidades do Betis.

A estatística particular de Zidane no Benito Villamarín também é expressa pelo El País. Atuando pelo Real Madrid como jogador, Zizou obteve uma derrota e três empates. O citado 3×1 para o Betis em 2001 e três empates obtidos entre 2002 e 2005. São duas derrotas se contabilizado o citado 2×1 para o Betis pela Taça UEFA, mas com o meia atuando pelo Bordeaux.

Já como assistente de Carlo Ancelotti na temporada 2013/2014, Zidane saiu vitorioso do Benito Villamarín, uma vez que o Real Madrid impôs 5×0 no Betis, em partida válida por La Liga.

Real Betis e Real Madrid se enfrentam neste domingo, às 17:30 hr (horário de Brasília). A Foxsports deve transmitir o confronto na tv brasileira.

Imagem de Vidakovic (a esquerda) marcando o jovem Zidane ainda jogador do Bordeaux em 1995: Olivier Morin – AFP