Music For Your Eyes: Avatarium “Pearls and Coffins”

560C271A-avatarium-release-first-track-by-track-video-for-the-girl-with-the-raven-mask-image

No ultimo dia 07/01, a banda sueca Avatarium liberou via You Tube um vídeo de divulgação para a canção “Pearls and Coffins”. A faixa integra o tracklist do seu mais novo álbum ‘The Girl With The Raven Mask”, disponibilizado no mercado europeu pela gravadora Nuclear Blast, em outubro último.

“The Girl With The Raven Mask” é o segundo álbum do Avatarium, fundado em 2012 pelo baixista sueco Leif Edling, líder do atualmente inativo Candlemass. A banda original de Edling foi um ícone do metal europeu nos anos 1980, praticando o que se convencionou descrever enquanto “doom metal”.

Este subestilo se pauta pelo arquétipo sonoro criado pelo inglês Black Sabbath, dando ênfase a composições desenvolvidas em tempos de execução arrastados, mais o uso de afinações baixas por parte dos guitarristas. O Candlemass lançou álbuns icônicos do metal underground europeu, tais quais “Nightfall” (1987) e “Ancient Dreams” (1988), álbuns clássicos do “doom metal”.

Com a carreira do Candlemass definitivamente encerrada em 2013, Leif Edling formou o Avatarium com o guitarrista Markus Jidell, ex-integrante do Evergrey. Os riffs ultrapesados de Edling, ressurgem sim, no projeto sonoro do Avatarium. Projeto este que aponta para rumos musicais influenciados pelo rock progressivo clássico, além de discretas nuances que se aproximam do “kraut rock” alemão.

Veja o vídeo de “Pearls and Coffins”:

Entretanto, o diferencial em relação a todas as outras bandas de metal do mercado europeu atual é a presença da cantora Jannie-Ann Smith. O estilo da frontwoman foge completamente do estereótipo do metal, inclusive do perfil habitual das bandas de metal com vocalistas mulheres.

Jannie-Ann soa como cantoras dos anos 1960, 1970 e o Avatarium soa como se Joan Baez ou Marianne Faithfull, improvavelmente viessem a integrar uma banda de heavy/rock. A frontwoman entra em cena como “atriz principal” do videoclipe de “Coffins and Pearls”, dotado de produção vistosa em película e edição cinematográfica.

Com o Avatarium, Leif Edling consegue equilibrar um passo adiante em sua carreira musical, mas de forma alguma exclui seus antigos fãs do Candlemass, uma vez que a nova banda se vale de momentos consistentes de agressividade. Markus Jidell em muitos momentos, se faz soar enquanto um exímio discípulo de David Gilmour (Pink Floyd).

O primeiro álbum do Avatarium auto-intitulado de 2013, chegou a sair em edição física no mercado brasileiro. É provável que “The Girl With the Raven Mask” também venha a ser lançado no Brasil.

Imagem de Jannie-Ann à frente dos integrantes do Avatarium: divulgação