O Barcelona entra em campo pela Copa Del Rey, nesta quarta-feira 06/01, num derby catalão contra o Espanyol. A partida de ida valerá pelas oitavas de final da copa espanhola. O grande atrativo pelo lado do Barça, serão as estreias de Aleix Vidal (ex-Sevilla) e Arda Turan (ex-Atlético de Madrid).

Durante 2015, o Barcelona teve de cumprir punição imposta pela FIFA, referente a irregularidades na manutenção de atletas menores de idade, nas canteras catalãs. Os culés se viram privados de colocar novos atletas em campo pelo time principal, pelo período de um ano. Aleix e Arda foram contratados entre junho e julho de 2015, no início da atual temporada 2015/2016.

Os dois jogadores estavam cientes de que ficariam inativos em partidas oficiais pelo clube catalão, por praticamente seis meses. O periódico espanhol El País destacou as palavras do treinador Luís Enrique confirmando que ambos tem condições de atuar os 90 minutos, e que serão titulares.

O espanhol Aleix Vidal tem 26 anos e atua na lateral-direita. Destacou-se na campanha do Sevilla na última temporada, a qual culminou na conquista do bi-campeonato da Europa League. Já o meia turco Arda Turan (29 anos), foi adquirido junto ao Atlético de Madrid, numa transação polêmica que poderia ter sido anulada, caso o presidente Josep Maria Bartomeu, não se re-elegesse.

A imprensa espanhola coloca Aleix como provável sucessor do brasileiro Daniel Alves, frisando que o lateral espanhol pode atuar também, como atacante aberto pelo lado direito. Turan, habituado a jogar pela faixa direita do meio-campo, é antevisto enquanto opção à Rakitić, ou mesmo á Iniesta, se o turco se deslocar para o lado esquerdo. Embora dotado de boa habilidade, Turan é um meio-campista muito mais físico do que os meias do elenco culé, concedendo um diferencial interessante à disposição Luís Enrique.

Jogos oficiais apenas pelas seleções.

A atividade futebolística de ambos os atletas nos últimos seis meses em jogos oficiais, resumiu-se aos jogos de suas seleções. O El País destaca que Aleix Vidal jogou duas partidas pela Espanha, as duas amistosas. O lateral atuou por 45 minutos contra a Costa Rica, no último mês de junho e 60 minutos contra o combinado Catalunha-Euskadi, no último mês de dezembro.

Arda Turan por sua vez foi figura preponderante da seleção da Turquia, que deixou a Holanda para trás, num difícil grupo das eliminatórias da EURO 2016. Os turcos estão classificados para o torneio que acontece em junho na França. O El País recordou palavras do uruguaio Luís Suárez, que por sua vez afirmou que o tempo inativo de Aleix e Arda foi um pouco maior ao qual ele Luisito, se submeteu.

Na temporada passada Suárez entrou em campo pelo Barcelona apenas em outubro de 2014, em virtude da suspensão referente à mordida desferida no italiano Chellini, em partida válida pelo Mundial 2014, disputada por Uruguai e Itália. A mesma ocorreu em junho daquele ano.

Barcelona e Espanyol se enfrentam no Camp Nou (Catalunha/Espanha), às 17:30 hr (horário de Brasília). O You Tube está transmitindo a Copa Del Rey para 17 países incluindo-se o Brasil.

Imagem de Turan em treino: Q. Garcia – EFE