Tal qual o rival municipal Real Madrid, o clube espanhol Atlético de Madrid, líder de La Liga espanhola, tenta se re-programar em virtude da punição decretada pela FIFA, na semana que se encerrou. O Atlético se vê privado de inscrever novos jogadores no time principal, a partir de fevereiro até o mês de fevereiro de 2017.

A situação se dá em virtude de irregularidades constatadas pela FIFA em mais de 100 atletas estrangeiros menores de idade, pertinentes às categorias de base do clube colchonero. Além da privação no que diz respeito a ter novos atletas, o Atlético foi multado em pouco mais de 800 mil Euros. O clube está dentro do prazo de 10 dias para recorrer da punição, e tem 90 dias para regularizar a situação dos jogadores da base.

Diferentemente do Real Madrid, o Atlético vem mantendo postura lúcida de contratações, visando manter-se em disputa constante da Champions League, antes de antever obrigação de vencer qualquer título. Os colchoneros não são mega-milionários como outros europeus, tais quais Barcelona, FC Bayern, PSG ou o próprio Real Madrid.

Estar privado de adquirir novos jogadores, obrigará o clube rojiblanco a segurar seus principais nomes, o que garante sim um ganho técnico à equipe do treinador Diego Simeone. O problema será em caso da equipe não conquistar nenhum título ao fim da atual temporada, o que obrigaria a direção a vender atletas para fechar o caixa, sem ter como repôr pelas no elenco ao menos até fevereiro de 2017.

Nem Messi, nem C. Ronaldo. Griezmann é a bola da vez.

Durante a semana que passou o diário espanhol As, reverberou o intento dos dirigentes colchoneros em re-pensar a multa rescisória do atacante francês Antoine Griezmann, principal alvo de clubes mais ricos. Neste sábado o El País confirmou que o Atlético trabalha numa re-adequação de um vínculo de Griezmann, já modificado no começo da atual temporada.

Segundo o El País, Griezmann foi realmente abordado por PSG, Manchester United e City, Chelsea e FC Bayern, no último verão europeu. O fato determinou um novo valor de multa rescisória re-estabelecido em 80 milhões de Euros. Os gestores colchoneros apostavam num crescimento de produção do atleta, algo que realmente aconteceu na primeira metade desta temporada.

Griezmann se vê prestigiado também pelo treinador da França, Didier Deschamps, sobretudo após o banimento por tempo indeterminado de Karim Benzema. Após a notificação da punição da FIFA, a multa de Griezmann pode ser re-estipulada pela direção do “Atleti”, em até 100 milhões de Euros mais aumento salarial. Na Inglaterra, realmente há interesse em Griezmann, tanto que a Four Four Two iniciou a semana destacando-o e sobrepondo-o à Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que disputavam a Bola de Ouro FIFA.

Com 24 anos, Griezmann se encaixa no planejamento colchonero de rejuvenescer o elenco, algo que se nota com as recentes aquisições de Yannick Carrasco, Angél Correa, Luciano Vietto e Matías Kranevitter. Atletas como Godín, Gabi, Tiago e Fernando Torres, se aproximam ou já ultrapassam os 30 anos. Miranda e Arda Turan saíram devido a idade avançada.

Titular absoluto.

O técnico Simeone foi perguntado pela confiança em Griezmann neste sábado, em coletiva prévia à partida de La Liga contra o Las Palmas que acontece neste domingo. “Cholo” Simeone destacou as qualidades do francês em ser “veloz, cabecear, finalizar e explorar o jogo em diagonal”. Mais além, o treinador argentino ressaltou a capacidade de Griezmann, em se adaptar aos outros atacantes do elenco rojiblanco.

Segundo Simeone, Griezmann pode ter liberdade plena devido ao condicionamento físico ímpar. Com Vietto, forma dupla apta a explorar o jogo em velocidade. Segundo o argentino, Jackson Martínez é um atacante mais de definição na área, podendo jogar de costas para o gol, qualidade que Vietto também possui.

Griezmann se torna complementar seja a um, seja a outro. Já Fernando Torres necessita de “mais espaço”, segundo Simeone, estando mais apto ao jogo em contra-ataque. Para a partida contra o Las Palmas, Griezmann está confirmado no time titular junto à Vietto.

No momento Griezmann contabiliza 16 gols e quatro assistências somados os três torneios que o Atlético disputa (Copa Del Rey, Liga, Champions League). É um dos 24 atletas do plantel para esta segunda metade da temporada. O El País afirma que o Atlético pretende re-confirmar as permanências também de Oblak, Godín, Koke e Saúl, que despertam interesse de outros clubes.

Las Palmas e Atlético de Madrid se enfrentam neste domingo às 15:15 hr (horário de Brasília). O campeonato espanhol está sendo exibido no Brasil pela ESPN e Foxsports.

Imagem de Griezmann: Luis Sevillano