FC Bayern: Guardiola só até junho?

Nesta semana que se encerra, a imprensa espanhola noticiou que o treinador catalão Josep Guardiola deverá anunciar na próxima segunda-feira, o encerramento de sua trajetória no FC Bayern, ao fim desta temporada. Segundo o periódico espanhol El País, Guardiola tem como certa a ideia de não renovar seu vínculo.

O intento do clube bávaro é o de estender o contrato do treinador, que se vê em sua terceira temporada consecutiva, à frente do time. A temporada do Bayern está bem encaminhada, já tendo assegurado o título simbólico de “campeão de inverno”, findando o primeiro turno da Bundesliga como líder (43 pontos). Caso vença, Guardiola terá seu terceiro título alemão consecutivo.

Mais além, o time venceu o Igolstadt por 2×0 na última quarta-feira, classificando-se para as quartas de final da DFB-Pokal (ou Copa da Alemanha). Pela Champions League, o Bayern enfrentará a Juventus nas oitavas de final do torneio, única competição em que Guardiola até agora não obteve êxito.

Em sua primeira temporada (2013/2014), o técnico catalão e o Bayern foram eliminados nas semifinais da CL, pelo Real Madrid. Na temporada passada chegaram à mesma fase, lidando com muitos desfalques, e acabaram eliminados pelo Barcelona. Neste momento porém, o Bayern tem em campo atletas importantes que retornaram de lesão, tais quais Franck Riberý e Arjen Robben.

Interessados.

Embora Guardiola esteja convicto de que seu último dia à frente do clube se dará em 30 de junho, quando expira seu contrato, o presidente bávaro Karl Heinz Rummenigge tenta persuadir o técnico, no que diz respeito a uma renovação. Segundo o El País, o Bayern estaria disposto a oferecer algo em torno de 20 milhões de Euros anuais, por um novo vínculo, o que faria de Guardiola o treinador mais bem pago do mundo.

Após a rodada deste fim de semana a Bundesliga entra em recesso de inverno, voltando a ter partidas apenas após o dia 20 de janeiro de 2016. Guardiola passará as festas de fim de ano com familiares na Catalunha (Espanha). O El País ressalta os clubes ingleses, entre os principais interessados no trabalho do treinador.

Segundo o jornal espanhol, o Chelsea tem uma oferta permanente, a qual inclui um cheque em branco oferecido por Roman Abramovich ainda em janeiro de 2015. A recente demissão de José Mourinho, deve inflar ainda mais os rumores que venham a ligar Guardiola ao clube de Londres.

Em Manchester, as duas equipes locais podem e devem demonstrar interesse. No que diz respeito ao Manchester City, a presença do diretor esportivo Txiki Begiristain, ex-gestor do Barcelona e amigo de Guardiola, ascende os rumores de aproximação. O vínculo do atual técnico citzen Manuel Pellegrini, se expira ao fim desta temporada.

Numa proporção menor, o Manchester United também ostenta interesse declarado em Guardiola, que poderia repôr uma possível saída de Louis Van Gaal ao fim da atual temporada. O El País cogita também um inevitável interesse a ser demonstrado pelo milionário francês Paris Saint-Germain.

Em contraparte, o jornal espanhol confirma que Guardiola não descarta fazer da temporada 2016/2017, mais um “ano sabático”, retirado dos trabalhos no futebol. O técnico fez o mesmo após desligar-se do Barcelona em 2012.

O Bayern entra em campo pela Bundesliga neste sábado, visitando o Hannover 96 às 12 hr (horário de Brasília). No Brasil o torneio está sendo transmitido pela ESPN.

Foto de Guardiola: Michael Dalder – Reuters

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top