Champions League: fase de grupos – última rodada encerrada.

Nesta terça e quarta-feiras tivemos a última rodada da fase de grupos da Champions League. Todos os times classificados para as oitavas de final já estão definidos, assim como os terceiros colocados de cada um dos oito grupos, que irão para a Europa League. Na terça jogaram os times dos grupos A, B, C e D. Na quarta os times dos grupos E, F, G e H.

O grupo A já tinha Real Madrid e Paris Saint-Germain matematicamente classificados. A luta era entre Shakhtar Donestk e Malmö pela terceira vaga. Os ucranianos do Shakhtar visitaram o PSG em Paris (França) e acabaram derrotados por 2×0, gols de Lucas e Ibrahimović. Em virtude das ameaças de atentados, o Parc des Princes teve torcida única.

Na outra partida, o Real Madrid espantou a turbulência mais de bastidores do que futebolística. Os blancos atropelaram os suecos do Malmö impondo 8×0. Cristiano Ronaldo anotou quatro gols e Benzema três gols. Shakhtar e Malmö terminaram a fase de grupos com 3 pontos cada. No critério de desempate, os ucranianos avançam a EL.

Pelo grupo B Wolfsburg e Manchester United protagonizaram uma partida eletrizante na Wolkswagen Arena (Wolfsburg/Alemanha). Só a vitória interessava a ambos, então com 9 e 8 pontos respectivamente. Os lobos alemães venceram por 3×2, com dois gols do zagueiro brasileiro Naldo.

Paralelamente, o PSV Eindhoven (então com 7 pontos), também precisava da vitória e a obteve de virada sobre o CSKA Moskow, na Phillips Arena (Eindhoven/Holanda). O PSV, campeão da CL 1987/1988, venceu por 2×1 e chegou a 10 pontos. Wolfsburg (12 pontos) e PSV (10 pontos) avançam às oitavas. O tricampeão da CL Manchester United, vai à EL.

O grupo C já tinha definidos Benfica e Atlético de Madrid (10 pontos cada), classificados para o mata-mata. Os águias receberam os colchoneros em Lisboa (Portugal). A equipe espanhola comandada por Diego Simeone venceu por 2×1, estabelecendo-se no primeiro lugar (13 pontos). A vaga da Europa League ficou com o Galatasaray, que empatou em 1×1 com o Astana, na Turquia.

O grupo D também estava definido com Manchester City e Juventus, detendo garantias matemáticas de avanço às oitavas. O City mostrou um futebol surpreendente diante do Borussia Mönchengladbach, em noite esplendorosa do atacante inglês Raheen Sterling. Os citizens venceram os alemães por 4×2.

Em último lugar do grupo D tão logo a rodada iniciou, o Sevilla fez a sua parte diante da Juventus, no Ramón Sanchéz Pizjuán (Sevilha/Espanha). Ex-juve, Fernando Llorente anotou o gol único do certame, tento que decretou a vitória do Sevilla por 1×0. Com a derrota do Borussia, o Sevilla chegou ao terceiro posto e defenderá o título de atual campeão da Europa League, adentrando o torneio a partir de 2016.

Na quarta-feira

Pelo grupo E um desinteressado e já classificado Barcelona foi a Leverkusen (Alemanha), enfrentar o Bayer Leverkusen. Então com 5 pontos, tal qual a Roma, o Leverkusen precisava vencer o Barça e torcer para a derrota dos giallorossi, algo que não aconteceu.

Os alemães surpreenderam o Barça, impondo grande intensidade, diante de um blaugrena ostentando apenas quatro titulares (Messi, Alba, Rakitić, Ter Stegen). Os culés abriram o placar com Messi aos 20 min e Chicharito empatou para os alemães, três minutos depois. A partida ficou no 1×1.

A Roma manteve um 0x0 contra o BATE Borisov em Roma (Itália), ficando com a segunda vaga. Roma e Bayer encerraram a fase de grupos com 6 pontos cada, mas no critério de desempate os romanistas ficaram em segundo lugar. O Leverkusen irá para a Europa League.

No grupo F, o Olympiakos não fez “a tarefa de casa” e acabou derrotado pelo Arsenal. Os gregos não podiam deixar os gunners vencerem, o que não houve. O Arsenal impôs 3×0, com três gols do francês Olivier Giroud, e avançam ao mata-mata. O Olympiakos se contentará com a EL. Na outra partida o classificado FC Bayern impôs 2×0 no previamente eliminado Dinamo Zagreb.

Pelo grupo G, o Chelsea tragicamente eliminou o FC Porto em Londres (Inglaterra). Os blues venceram por 2×0, sendo que um empate simples classificava ambos os times, cada um com 10 pontos no início da rodada. O Dynamo Kiev venceu o fraco Maccabi Tel-Aviv por 1×0 na Ucrânia e ficou com a segunda vaga.

A partida entre Dynamo e Maccabi ocorreu com portões fechados, punição da UEFA em virtude de caso de ofensas raciais proporcionados pela torcida ucraniana. Bi-campeão da CL, o FC Porto disputará a Europa League.

No grupo H, o classificado Zenit St.Petesburg perdeu seus 100% de aproveitamento, ao ser derrotado pelo belga Gent por 2×1. Os belgas avançam ao mata-mata uma vez que o Valencia sucumbiu diante do Lyon, que venceu por 2×0. Os “ches” espanhóis disputarão a EL.

Classificados para as oitavas de final da Champions League: Real Madrid, PSG, Wolfsburg, PSV Eindhoven, Atlético de Madrid, Benfica, Manchester City, Juventus, Barcelona, Roma, FC Bayern, Arsenal, Chelsea, Dynamo Kiev, Zenit St. Petesburg e Gent.

Classificados para a Europa League: Shakhtar Donestk, Manchester United, Galatasaray, Sevilla, Bayer Leverkusen, Olympiakos, FC Porto e Valencia.

O sorteio dos confrontos das oitavas de final da Champions League 2015/2016, será realizado pela UEFA na próxima segunda-feira, 14/12.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top