França: le lendemain.

Na última sexta-feira 13 de novembro, a seleção francesa venceu a Alemanha por 2×0, enquanto “homens-bomba” se auto-destruíam ao redor do Stade de France, em Saint Denis (Paris). A data FIFA de amistosos e jogos eliminatórios no entanto, prossegue. A seleção bleu, já se prepara para o compromisso seguinte, nesta terça-feira em Wembley (Londres/Inglaterra).

Os bleus enfrentam a Inglaterra em mais uma partida amistosa. A Football Association britânica, não só confirmou a realização do certame, como já providenciou decoração que homenageia os franceses, em Wembley. Martin Glenn, presidente da FA ressaltou “que os olhos do mundo estarão voltados à partida”. E que trata-se de uma boa oportunidade de expressar “que o terrorismo não pode vencer”.

Como vemos na foto acima, a entrada de Wembley já trás imagens da bandeira francesa estampada em sua arquitetura externa. Ao centro há os dizeres “Liberté, Egalité, Fraternité” (ou liberdade, igualdade e fraternidade), expressos exatamente no idioma francês. Segundo o periódico espanhol El País, o estádio também será iluminado em azul, branco e vermelho.

Martin Glenn também confirmou que a letra da Marselhesa, hino nacional francês, será divulgada com legendas em francês e os cidadãos ingleses estão convidados a cantar o hino no idioma oficial da França. O presidente da FA, afirmou que o intento dos britânicos, pode resultar em algo “poderoso”. Os cidadãos britânicos anseiam expressar solidariedade aos franceses.

Obviamente que a segurança na cidade de Londres já se vê altamente reforçada. A princípio a FA comunicou a Federação Francesa de Futebol (FFF), que não iria se opôr a um eventual adiamento da partida. A FFF através de seu presidente Noël Le Graëtt, afirmou que o jogo deveria acontecer em homenagem às vítimas, desde que os britânicos providenciassem o esquema de segurança. E claro, se os atletas bleus estiverem dispostos a entrar em campo.

A chefe de estado Theresa May, ministra do interior britânico, afirmou que a partida poderá ser um manisfesto simbólico, expressando que o terrorismo não vai se sobrepor.

Os bleus de Deschamps.

Nesta segunda-feira a delegação francesa chegou a Londres. O treinador Didier Deschamps e o goleiro Hugo Lloris, titular contra a Alemanha, compareceram a uma entrevista coletiva junto a imprensa europeia. Apesar da partida estar confirmada, alguns setores da imprensa esportiva afirmam que alguns atletas franceses a princípio, não queriam entrar em campo.

Dois atletas do grupo tinham parentes nos locais fustigados pelos atentados, na última sexta-feira. A irmã do atacante Antoine Griezmann, estava no Le Bataclan, um dos locais mais fustigados pela ação terrorista; mas conseguiu sair com vida. Já Asta Diakité, prima do volante Lassana Diarra, tornou-se vitima fatal.

Na presente convocação de Deschamps, nove atletas atuam em clubes britânicos que disputam a Premier League, ao passo que quatro já jogaram na elite futebolística inglesa. Dentre os titulares contra o Nationalelf alemão, Olivier Giroud é um dos principais atacantes do londrino Arsenal.

Outro titular, Anthony Martial foi uma das contratações mais vultuosas da última janela de transferências. O jovem atacante foi adquirido pelo britânico Manchester United, junto ao Monaco. Na última sexta, o time bleu fez uma boa apresentação contra a Alemanha, com os gols da vitória anotados por Giroud e Gignac.

As principais seleções europeias se preparam para a disputa da EURO 2016, que acontecerá exatamente em território francês. O El País estima que 70 mil espectadores podem comparecer ao Wembley nesta terça-feira. O esquema de segurança é descrito enquanto o maior já organizado desde a re-abertura do estádio londrino, em 2007.

Inglaterra e França jogam nesta terça-feira, às 18 hr (horário de Brasília). No Brasil o amistoso será exibido pela ESPN.

Imagem de Wembley: P. Hackett – Reuters.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top