Nos últimos dias, o atacante francês Karim Benzema do Real Madrid e da seleção francesa, chamou atenção nas manchetes policiais, ao invés de tomar para si os holofotes da imprensa esportiva. Benzema está envolvido numa acusação de chantagem e tentativa de extorsão para com Mathieu Valbuena, meia-atacante do Lyon. Ambos são companheiros de seleção da França.

Benzema não é o autor do delito, sendo descrito enquanto envolvido no ato ilícito, ao se caracterizar como intermediário nos bastidores da seleção bleu, anunciando à Valbuena a chantagem. Os chantagistas, amigos de longa data de Benzema, ameaçaram divulgar um vídeo de conteúdo sexual retratando Valbuena, caso o meia-atacante não os pagasse um valor de 150 mil Euros.

Se condenado, Benzema pode pegar até cinco anos de reclusão. O atacante do Real Madrid prestou depoimento junto as autoridades francesas em Versalhes (França), na última quarta-feira. Enquanto consequência, a jurisprudência da França imputou ao atacante merengue, uma medida cautelar que o impede de manter contato, e de se aproximar de Valbuena. A medida judicial impediu o técnico francês Didier Deschamps, de convoca-los para a próxima data FIFA de amistosos.

A imprensa francesa especula sobre a não presença de Benzema junto à seleção da França na EURO 2016, que acontecerá na França em sete meses. Benzema é sim, um dos vértices técnicos e mentais do grupo francês liderado por Deschamps. A imprensa da França, teme as consequências judiciais, que eventualmente possam vir atingir o atacante do Real Madrid.

O periódico espanhol El País sublinhou as palavras de Deschamps, que minimizaram a não convocação de Benzema e Valbuena. A imprensa francesa frisou o contrário, enfatizando a importância de Benzema junto a seleção. A França não disputa as eliminatórias da EURO, por ser país sede. No entanto, o time bleu enfrenta Alemanha e Inglaterra nos próximos dias 13 e 17 de novembro, em amistosos.

Se levarmos em conta o papel do elenco francês no Mundial 2014, de fato, Deschamps utiliza uma variação de atletas conforme suas necessidades táticas. Benzema e Valbuena (do Lyon), tem ao seu redor Giroud (do Arsenal), Griezmann (do Atlético de Madrid) e Cabaye (do Crystal Palace). Por outro lado, Benzema exerce sim uma predominância moral, dentro do elenco francês.

O El País destacou manchetes do periódico francês Le Parisien, que pôs o futuro da França literalmente, condicionado à presença de Benzema no grupo. Já o Le Figaro, ressaltou o controverso modo de vida de jogadores milionários, ainda atrelados à raízes “bandoleiras”, firmadas pelos mesmos em suas origens humildes.

Em Chamartín.

Terceiro maior salário do elenco do Real Madrid, atrás de Gareth Bale e Cristiano Ronaldo, Benzema não tem atuado pelo clube blanco desde o início de outubro. O atacante que recebe cerca de 10 milhões de Euros anuais, se recupera de uma lesão muscular, problema que tem sido alardeado pela imprensa espanhola, enquanto motivo da demissão do ex-técnico Carlo Ancelotti.

Os métodos antiquados de Carletto, no que dizia respeito a preparação física, são colocados enquanto motivo do rompimento de seu contrato, ao fim da última temporada. Benzema se juntou nas últimas semanas a uma longa lista de vítimas de lesões musculares que incluíram Pepe, Gareth Bale e James Rodríguez.

No momento atual, Benzema é o vice-artilheiro do time nesta temporada, com sete gols atrás dos treze tentos em seis partidas de Cristiano Ronaldo. Não é absurdo ressaltarmos Benzema enquanto integrante da melhor dupla de ataque junto a CR7, em toda a carreira do atacante lusitano. Não é de ontem que a imprensa espanhola enaltece o entrosamento da dupla.

O fato de CR7 não ter anotado gols em oito partidas (incluindo-se La Liga e Champions League), é minimamente sintomática, dada a ausência de Benzema. O El País apontou que comparadas a temporada passada e a atual, neste momento de novembro, o Real Madrid atual anotou menos gols.

Com 14 partidas somadas de La Liga e Champions League, “el Madrid” anotou 46 gols na temporada 2014/2015, tendo Benzema, James e Bale como titulares. Na atual temporada, somados os mesmos números de jogos, os merengues fizeram apenas 30 gols. Em contraparte, o Real Madrid do técnico Rafa Benítez desta temporada, ainda está invicto. Em 14 jogos somados os torneios espanhol e continental, o Real Madrid de Carletto já havia perdido a invencibilidade, na temporada passada.

A imprensa espanhola clama enquanto “urgente” o retorno de Benzema, ao time titular dos blancos. Algo que pode acontecer neste domingo. O próximo compromisso dos merengues é contra o Sevilla, por La Liga.

Imagem de Benzema atuando pela França: Eric Gaillard – Reuters