Ghost: “Cirice”, o novo single.

1433035269 (2)

O sueco Ghost liberou o novo single “Cirice” nesta semana que se encerra. A faixa integrará o novo álbum do conjunto, terceiro de sua discografia, que se chamará “Meliora” e será disponibilizado oficialmente no próximo mês de agosto. “Meliora” sucederá “Infestissumam” (2013), trabalho que alavancou a carreira da banda no mainstream.

“Cirice” é uma canção acessível, porém adornada por algum peso ostentado pelas guitarras dos Nameless Ghouls, desenvolvendo-se num estilo cadenciado de composição. Os solos da canção demonstram um apuro técnico interessante e os belos arranjos de sintetizadores seguem presentes.

A banda segue sem revelar as identidades dos integrantes, deixando no ar um suposto fato de já estar contando com um terceiro Papa Emeritus, no posto de vocalista. O público brasileiro ainda parece esnobar o projeto sonoro do Ghost. O grande público que os viu no palco mundo do Rock In Rio 2013, pouco deve ter compreendido os intentos da banda.

Ouça Cirice.

Parte do público mais radical e imbecil do metal virou as costas, tão logo “Infestissumam” saiu, dando a entender que o Ghost pretendia e merecidamente, poderia se estabelecer como algo além do metal underground. A questão que cerca as vésperas do lançamento de “Meliora”, é se haverá algo em seu tracklist musicalmente próximo ao conteúdo de “Opus Eponymous”, o álbum de estreia de 2010.

“Opus Eponymous” impressionou muitos fãs do metal, com suas referências escancaradas a bandas antigas e obscuras do gênero como Candlemass, Mercyful Fate ou Witchfinder General. Porém o primeiro álbum já deixava no ar algumas nuances que indicavam influencias do pós punk, do gótico e também do kraut rock alemão. Algo que se deflagrou em “Infestissumam”.

Parte do projeto sonoro do Ghost se enquadra no que tem sido chamado atualmente de “neo psicodélico”, algo explícito por exemplo em “Secular Haze”, single do citado segundo álbum. Sobretudo devido a forma como os sintetizadores são explorados. A face voltada ao pós punk foi reverenciada no ep “If You Have Ghost” (2013), com releituras de “Waiting For The Night” (Depeche Mode) e o resgate do obscuro Army of Lovers, com a ótima “Crucify”.

A capa de “Cirice” tem sido comparada com a ilustração do poster do antigo filme “O Silêncio dos Inocentes”, algo com certeza proposital. “Meliora” sai no mercado internacional no próximo dia 21 de agosto