Champions League: semifinais (volta).

Nesta semana serão conhecidos os finalistas da Champions League 2014/2015. As duas partidas de volta das semifinais ocorrem nestas terça e quarta-feiras. Na terça o FC Bayern tentará reverter um resultado complicado diante do favoritíssimo Barcelona. A partida acontece em Munique (Alemanha).

Na quarta-feira o atual campeão Real Madrid receberá a italiana Juventus no Santiago Bernabéu (Madrid/Espanha). A vantagem obtida pela Juve na partida de ida não é tão díspar, mas os merengues lidam com problemas físicos de alguns de seus atletas mais importantes.

Na Allianzarena de Munique o pentacampeão FC Bayern precisa de pelo menos 3×0 para levar a partida para os penaltis. Com a Bundesliga alemã conquistada por antecipação o foco no jogo de volta é exclusivo. Por outro lado, mesmo que os lesionados Franck Riberý e Arjen Robben estejam em campo (algo improvável), ambos sentiriam falta de ritmo de jogo.

O momento físico e mental do Barcelona é superior ao dos bávaros não sendo exagero colocar os culés em condição de superioridade tanto diante da Juventus, quanto do Real Madrid, também. Paralelamente, os blaugrenas dão como certa a conquista de La Liga espanhola, pois viram o empate do Real Madrid com o Valencia, no último fim de semana.

Há duas rodadas do fim e quatro pontos a frente dos blancos, o Barcelona pode se dar ao luxo de perder um jogo. No último sábado os culés venceram a Real Sociedad por 2×0, numa partida onde o esquecido Pedro foi o destaque anotando um dos gols. O atacante catalão amarga a reserva durante esta temporada em que se estabeleceu o trio ofensivo, Messi/Suárez/Neymar.

Na quarta-feira.

A situação do Real Madrid diante da Juventus não é complexíssima. Após o 2×1 obtido pela vecchia signora em Turim (Itália) no jogo de ida, basta uma vitória por 1×0 para os merengues se classificarem. Porém, a situação blanca ganhou contornos dramáticos posteriores a partida contra o bianconero italiano, na última quarta.

Na Espanha a imprensa elegeu Gareth Bale e Sérgio Ramos como os bodes expiatórios. Bale pela inoperância contra a Juve e Ramos por ter atuado de volante. No último sábado, o Real Madrid reverteu uma condição desfavorabilíssima contra o Valencia, empatando em 2×2 uma partida que perdia por 2×0 no compromisso de La Liga. Não foi o suficiente, pois o líder Barcelona abriu quatro pontos de vantagem.

Na véspera do confronto contra os chês, havia o alento do retorno de Benzema que não aconteceu. Mais além, o meio-campo alemão Toni Kroos saiu lesionado após queda consequente a uma “cama de gato” proporcionada por um adversário. Kroos atuou por pouco mais de 20 min de partida e sua saída de campo, quase ocasionou um desastre. Seu substituto Asier Illarramendi foi elogiado pela imprensa espanhola.

Com Kroos se tornando dúvida, o Real Madrid pode ter o desfalque do alemão somado às ausências certas de Benzema e Modrić, para o compromisso contra a Juventus. Pelo lado bianconeri, com a Série A italiana conquistada por antecipação, a atenção está única e exclusivamente voltada para a CL.

Com os citados desfalques merengues a Juventus vê sua tarefa um pouco menos dura. O técnico Massimiliano Allegri deverá optar por um esquema defensivista tipicamente italiano. Não será estranho se Barzagli surgir na vaga do lateral direito Lichesteiner, completando uma linha de três zagueiros com Bonucci e Chiellini.

A Champions League está sendo exbida no Brasil pela ESPN e pelo Sports +. Na tv aberta Globo e Band exibem FC Bayern x Barcelona na terça-feira. Na quarta-feira a Esporte Interativo exibe Real Madrid x Juventus. As partidas começam às 15:45 hr (horário de Brasília).

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top