Champions League: a segunda finalista é a Juventus!

Nesta quarta-feira o atual campeão da CL Real Madrid recebeu a italiana Juventus no Santiago Bernabéu (Madrid/Espanha), pelo jogo de volta das semifinais da Champions League 2014/2015. Os blancos precisavam de uma vitória por um gol de diferença, mas a Juventus surpreendeu. O empate em 1×1 classificou a vecchia signora para a final contra o Barcelona.

Em meio a tantos problemas de lesão e cobranças da imprensa, o técnico Carlo Ancelotti até conseguiu ter seus principais atletas num time titular blanco ideal. Toni Kroos que era dúvida, surgiu na formação inicial, tal qual o atacante Benzema. O 4-3-3 foi re-estabelecido com Casillas, Carvajal, Sérgio Ramos, Varane e Marcelo. Kroos, Isco e James Rodríguez. Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo.

A Juventus adotou postura cautelosa, mas com Massimiliano Allegri valendo-se de uma formação ofensiva. Paul Pogba foi escalado no time titular sofrendo porém com compreensível falta de ritmo de jogo. “El Madrid” entretanto saiu na frente, ainda na primeira etapa, com Cristiano Ronaldo convertendo penalti cometido por Chiellini em James.

O problema do Real Madrid nas últimas partidas não foi apenas a lesão de Modrić. Sem Benzema o tridente ofensivo blanco perde mobilidade. A alternancia entre o francês e CR7 revezando-se nas funções pelos lados do campo e referência na área, surge naturalmente. Apesar de ser um atleta exemplar, Gareth Bale, lateral esquerdo de origem, não tem a mesma capacidade de CR7 para atuar na área.

Com Benzema à frente, os merengues levavam perigo em diversas oportunidades, mesmo com a Juve fechada em postura defensiva. Na segunda etapa, os blancos diminuiram a intensidade. A Juventus porém chegou ao empate no começo da etapa complementar, com cobrança de falta de Vidal que alçou bola na área blanca.

Após bate e rebate, o ex-merengue Alvaro Morata finalizou em empatou o jogo em 1×1. Minutos depois Benzema sem condições físicas para atuar os 90 minutos, saiu para a entrada de Chicharito. O ataque blanco voltou a ser previsível.

Um alento para o calcio italiano.

Em torneios de mata-mata, o time dotado de melhor elenco nem sempre vence. Vide os exemplos dos eliminados Chelsea e Paris Saint-German, na atual edição da CL. O jogo pragmático do cantenaccio italiano é favorável a este tipo de disputa, onde circunstancialmente, um time as vezes precisa atuar em nome da obtenção de um resultado momentâneo.

Foi assim com a Juventus que em seu contexto original na Série A italiana, é tetracampeã consecutiva não porque é melhor, mas sim porque seus adversários mais fortes (Milan/Internazionale), empobreceram de maneira desmedida. A Juve é o time italiano com menos conquistas da CL (2 títulos), contra três da Internazionale e sete do Milan. Os dois últimos títulos da CL conquistados por clubes italianos se deram em 2007 com o Milan e em 2010 com a Internazionale.

Por outro lado, os holofotes voltados aos bianconeri neste fim de temporada podem dar algum destaque ao combalido futebol italiano, desprovido de credibilidade em grande parte por causa da própria Juventus. A equipe de Turim foi o epicentro do calciocaos, eclodido por volta de 2006 e que revelou manipulações comprovadas de arbitragem, dentre outros delitos.

A última decisão de CL em que a Juventus esteve presente foi na temporada 2002/2003, em que os bianconeros foram derrotados nos penaltis pelo arqui-rival, Milan.

Barcelona x Juventus fazem a final da Champions League 2014/2015 em Berlim (Alemanha) no dia 6 de junho.

Imagem dos atletas da Juventus (de azul) comemorando o gol de Morata: Sergio Perez – Reuters.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top