When Slayer comes…

1429202646_01

Há quase uma semana, a banda norte-americana Slayer liberou via You Tube a nova canção “When Stillness Comes”, faixa-título do extending play de 7 polegadas, lançado em razão do Record Store Day. A data foi celebrada nos EUA no último sábado, sendo melhor conhecida no português brasileiro como “o dia da loja de discos”.

O “7 EP” é o disco conhecido como “compacto” no Brasil, possuindo um formato bem menor do que o lp tradicional. Contém uma faixa do lado A e outra do lado B. “When Stilness Comes” é um 7 EP em picture disc, sendo os picture discs discos comercializados sem uma embalagem convencional de papelão. O picture disc trás alguma ilustração estampada no próprio vinil, tanto de um lado quanto de outro.

1424280760

A canção “When Stillness Comes” é cadenciada e lembra muito o período do álbum “South of Heaven”, lançado em 1988 pelo Slayer. A música não deve estar presente no novo trabalho do conjunto que sai ainda em 2015. Porém “When Stillness Comes” tem um estilo oposto a agressiva “Implode”, primeira faixa da atual formação do conjunto divulgada previamente.

O Slayer confirmou que “Implode” constará no novo álbum assim como “Atrocity Vendor”, “Take Control”, “You Against You”, “Chasing Death”, “Cast The First Stone”, “Pride” e “Vices”. O registro foi produzido por Terry Date, lembrado por trabalhar com o extinto Pantera. O álbum ainda sem título sucederá “World Painted Blood” de 2009 e obviamente será o primeiro desde a demissão do baterista Dave Lombard, e após a morte do guitarrista Jeff Hanneman ocorrida em maio de 2013.

O Slayer atual é formado por Tom Araya (baixo/voz), Kerry King (guitarra) mais Gary Holt (guitarra, Exodus) substituindo Hanneman e Paul Bostaph (bateria), que retornou ao Slayer para substituir Lombard. Recentemente, Gary Holt confirmou que Kerry King escreveu todas as canções do novo álbum. O falecido Jeff Hanneman era o principal compositor, embora o processo criativo do Slayer fosse bastante dividido entre os integrantes.

O lado B o 7 EP picture disc “When Stillness Comes” trás uma versão ao vivo da canção “Black Magic”, do álbum “Show No Mercy” (1983). A canção foi captada numa apresentação do Slayer no festival alemão Wacken Open Air. O 7 EP saiu numa tiragem mundial limitada de 5000 cópias.

Ouça When Stillness Comes do Slayer: