Frank Miller e o terceiro Cavaleiro das Trevas.

DKIII_announcement_image_tall_553a98665e9df3.62191638

Na última sexta-feira, a editora norte-americana DC Comics anunciou oficialmente que será lançada a terceira parte de “Dark Knight Returns”, célebre hq protagonizada pelo Batman. Intitulada no Brasil enquanto “O Cavaleiro das Trevas”, a hq originalmente foi publicada em 1986, tendo uma segunda parte editada entre 2001 e 2002.

Aguardava-se os acertos e a confirmação do roteirista Frank Miller, para a retomada da série. A nova trama tem o título ainda não traduzido para o português brasileiro, enquanto “The Dark Knight III – The Master Race”. A história será dividida em oito edições e será disponibilizada no fim de 2015 nos EUA. As últimas edições sairão já em 2016 quando a série original de 1986, completa trinta anos.

No anúncio oficial feito pelos atuais editores da DC, Jim Lee e Dan DiDio, foi confirmado que o roteirista Brian Azzarello, também se associará como colaborador. O time de ilustradores ainda não está definido. “O Cavaleiro das Trevas” original teve roteiros de Miller e ilustrações de Klaus Janson.

A obra é tida enquanto uma das graphic novels mais importantes da história ao lado de “Watchmen” e “V de Vingança”, ambas de Alan Moore. O roteiro vislumbra um dilema de Bruce Wayne aposentado da vida de vigilante, mas cogitando e concretizando um retorno enquanto combatente do crime em Gotham City.

Frank Miller propõe uma visão verossímil de um Batman durão e senil, como se vivenciasse uma crise, ao se ver cinquentenário. A última das quatro edições de “O Cavaleiro das Trevas” evoca o embate entre Batman senil e Superman. Vale lembrar que um confronto entre Batman e Superman está inserido no roteiro do filme “Superman vs Batman: Dawn of Justice”, que deve ser lançado em 2016. Os filmes dos personagens da DC Comics são produzidos pela Warner.

A segunda parte da hq original, lançada no começo dos anos 2000, visava celebrar os 15 anos da primeira parte. Intitulada no Brasil enquanto “O Cavaleiro das Trevas 2”, “Batman: The Dark Knight Strikes Again” foi também escrita por Frank Miller, que desta vez ainda cuidou das ilustrações.

A nova trama trazia outros heróis da DC em vislumbres envelhecidos como Superman, Mulher Maravilha, entre outros. Não teve a mesma importância da saga original de 1986, mas foi bem recebida por uma nova geração de fãs das hq’s do Batman.

Vale ressaltar que os recentes filmes do Batman dirigidos por Christopher Nolan, não eram adaptações totais das hq’s intituladas “O Cavaleiro das Trevas”.

Imagem: divulgação