Aquecimento Vingadores 2: Mercúrio.

22106ae8ffbc31fb7a68838c23efad58 (2)

Apresentamos mais um post da série dedicada aos personagens obscuros já vistos ou que serão vistos no novo filme da Marvel, “Os Vingadores 2 – A Era de Ultron”. A nova produção se vê interligada aos filmes solo dos personagens que compõem o super grupo. Além é claro de ser uma sequência de “Os Vingadores” lançado em 2012. O novo filme estreia no Brasil em 23/04.

Anteriormente mencionamos a Feiticeira Escarlate, que tal qual seu irmão Mercúrio, serão introduzidos na trama neste novo filme prestes a estrear. Como já mencionamos, nos quadrinhos ambos surgiram como filhos de Magneto, inimigo dos X-Men. Os irmãos fizeram parte da primeira Irmandade dos Mutantes, mas deixaram de servir aos propósitos radicais do pai, antagonista do professor Xavier.

Mercúrio e sua irmã, se ofereceram para integrar a equipe dos Vingadores, reformulada pelo Capitão América, nas hq’s dos anos 1960. O poder de Mercúrio é a super-velocidade, sendo o equivalente da Marvel Comics para o popular e carismático Flash, da DC Comics. Porém mesmo integrando os Vingadores, Mercúrio aparecia em diversas histórias dos X-Men.

DSCF3256

Mercúrio (ao centro) nas hq’s, no traço do ilustrador Joe Quesada.

Nos anos 90 o renomado roteirista Peter David, que se projetou na editora Marvel escrevendo histórias do Hulk, assumiu o título X-Factor re-definindo a equipe de heróis mutantes contratada em conjunto entre a Shield e o governo americano. O objetivo do time era sanar problemas e terrorismo causado por supervilões mutantes. A primeira geração da X-Factor foi formada pelos x-men originais Ciclope, Fera, Anjo, Jean Grey e Homem de Gelo, por sua vez re-integrados aos X-Men.

David optou por formar um time de desajustados com personagens de segundo escalão dos X-Men. O autor introduziu o psicanalista dr. Leonard Samson, amigo de Bruce Banner e terapeuta do Hulk (!!!), para ser o terapeuta de grupo da X-Factor. O time era liderado pelo subestimado (e poderoso) Destrutor. Tratava-se o alter ego de Alex Summers irmão de Scott, o Ciclope. Alex vivia à sombra do talentoso líder original dos X-Men.

A questão familiar também afetava Mercúrio, integrado à X-Factor que obviamente segue os propósitos do sonho de Charles Xavier, o qual busca a convivência pacífica entre humanos e mutantes. Mercúrio carregava a discordância de visão de mundo em relação ao seu progenitor e radical Magneto. Peter David ainda enraizou a velocidade de Mercúrio à sua psiquê. Isso tornou o personagem mais arrogante, por realizar toda e qualquer atividade de maneira mais rápida do que os seres humanos normais.

A lentidão da condição humana era mais penosa para Mercúrio, que tinha seu senso de valor próprio intensificado pela rapidez, e/ou pela megalomania que poderia ser herdada do pai. Muito menos popular e querido pelos fãs de hq’s, Mercúrio teve uma profundidade mais ampla do que aquela apresentada pelo Flash.

Frente a venda dos direitos autorais, nem a super-velocidade ajuda a fugir.

Nas hq’s dos Vingadores Mercúrio era um personagem secundarissimo e deve continuar sendo-o na trama do filme prestes a estrear. A Fox o introduziu em “X-Men Dias de um Futuro Esquecido”, lançado em 2014. O personagem teve uma boa participação naquele roteiro, sendo interpretado pelo ator Evan Peters.

XMen1 (2)

Da esquerda para a direita: Wolverine (Hugh Jackman), Magneto (Michael Fassbender), Xavier (James McAvoy) e Mercúrio (Evan Peters) em X-Men – Dias de um Futuro Esquecido. (Foto: divulgação)

Pelo fato dos X-Men terem seus direitos cinematográficos comprados pela Fox no fim dos anos 90, a Marvel Comics recentemente mudou a origem tanto da Feiticeira Escarlate, quanto de Mercúrio nas hq’s, devido à inserção de ambos na trama dos filmes da Marvel Studios.

Na gênese re-escrita, os irmãos deixaram de serem filhos de Magneto e são parte do grupo de semi-deuses conhecidos como Inumanos. Porém nas hq’s anteriores à redefinição da gênese, Mercúrio já era casado com a inumana Cristalys.

Mercúrio será vivido pelo ator Aaron Taylor-Johnson em “Os Vingadores 2 – A Era de Ultron”. Há rumores na imprensa especializada em entretenimento que confirmam que o personagem voltará a ser visto nos filmes dos X-Men. A Fox lança “X-Men: Apocalipse” em 2016. Provavelmente passaremos a ter o Mercúrio dos Vingadores e o Mercúrio dos X-Men.

Imagens: reprodução.