Mundial de Clubes: final neste sábado.

O Mundial de Clubes FIFA acontece em Marrakech (Marrocos), já a mais de uma semana. A equipe que representa a Europa e a equipe que representa a América do Sul, como sabido, só adentram a competição a partir da fase semifinal, cujos jogos aconteceram na última terça e quarta-feiras.

O atual campeão da Champions League europeia é o Real Madrid e o atual campeão da Taça Libertadores sul-americana, é o argentino San Lorenzo.

Os blancos enfrentaram o mexicano Cruz Azul na última terça-feira e golearam os adversários por 4×0, sem fazer muito esforço e sem contar com atletas importantes lesionados, tais quais James Rodriguez e Luka Modrić. O “destaque” foi o fato de Cristiano Ronaldo não ter anotado nenhum dos quatro gols blancos. Os tentos foram anotados por Sérgio Ramos, Benzema, Bale e Isco.

No dia seguinte o San Lorenzo do treinador Edgardo Bauza, estreiou no torneio enfrentando o time semi-amador neo-zelandês Auckland City, representante da Oceania. A imprensa espanhola destacou o nervosismo do time do San Lorenzo, algo que aflige todos os times sul-americanos desde que a FIFA adotou o atual formato da competição. A obrigação de vencer na estreia sempre surge atrelada aos times da América do Sul, sobretudo argentinos e brasileiros.

O San Lorenzo saiu na frente, sofreu o gol de empate e o gol da vitória saiu apenas no primeiro tempo da prorrogação. A equipe tem poucos nomes expressivos, entre eles o veterano atacante argentino Leandro Romagnoli (ex-Sporting Lisboa) e o argentino naturalizado paraguaio Nestor Ortigoza (jogou o Mundial 2010 pelo Paraguai). Além do veteraníssimo zagueiro colombiano Mario Yépes, que fez uma boa copa do mundo pela Colômbia.

Yépes (ex-Milan) chegou como reforço para o Mundial de Clubes após a copa, sendo o “defense leader” da linha de três zagueiros do 3-5-2 armado por Bauza. O treinador por sua vez, foi o principal reforço do San Lorenzo para a atual temporada e vitoriosa disputa da Libertadores. Anteriormente Bauza conduziu a equatoriana LDU ao título da Libertadores 2008.

A imprensa espanhola menciona a possibilidade do Real Madrid obter seu décimo oitavo título internacional, caso vença o San Lorenzo na final do torneio. O clube merengue se igualará ao também argentino Boca Juniors e ao italiano Milan, caso obtenha este recorde.

Real Madrid e San Lorenzo se enfrentam no sábado por volta das 16:30 hr (horário de Brasília). O Mundial de Clubes está sendo transmitido no Brasil pela Foxsports e pelo Sportv.

Foto de Sérigo Ramos cabeceando entre a defesa mexicana para fazer o primeiro dos quatro gols anotados pelo Real Madrid contra o Cruz Azul: Chema Moya – EFE

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top