Champions League: oitavas de final definidas!

Nesta segunda-feira, a UEFA realizou o sorteio dos confrontos das oitavas de final da Champions League 2014/2015. Dezesseis times se classificaram dentre os 32 que disputaram a primeira fase do torneio, distribuídos entre oito grupos.

São eles: PSG, Chelsea, Barcelona, Manchester City, Bayer Leverkusen, Atlético de Madrid, Juventus, Borussia Dortmund, Schalke 04, Real Madrid, Shakhtar Donetsk, FC Bayern, Arsenal, Monaco, Basel e FC Porto.

Nas oitavas de final vale um critério de que times de um mesmo país não podem enfrentar, o que tira a possibilidade de clássicos nacionais neste momento. É preciso frisar também que o Monaco, time do principado de Mônaco representa o futebol francês e disputa a Ligue 1. Logo o time não pode enfrentar outra equipe francesa (no caso, o PSG).

Confira os oito confrontos:

Paris Saint-German (França) x Chelsea (Inglaterra)
Barcelona (Espanha) x Manchester City (Inglaterra)
Bayer Leverkusen (Alemanha) x Atlético de Madrid (Espanha)
Juventus (Itália) x Borussia Dortmund (Alemanha)
Schalke 04 (Alemanha) x Real Madrid (Espanha)
Shakhtar Donestk (Ucrânia) x FC Bayern (Alemanha)
Arsenal (Inglaterra) x Monaco (França)
Basel (Suíça) x FC Porto (Portugal)

Em termos técnicos e táticos, PSG x Chelsea e Barcelona x Manchester City são os grandes confrontos, sendo que os respectivos embates ocorreram na temporada passada. Barça e City se enfrentaram exatamente nas oitavas de final, com os catalães avançando. PSG e Chelsea fizeram dois jogos eletrizantes nas quartas de final, com os blues ingleses avançando.

Outro confronto que ocorreu nas oitavas de final da última edição da CL foi Schalke 04 e Real Madrid, no qual os “blancos” esmagaram facilmente os alemães, e acabaram campeões do torneio. Um embate de grande tradição se dará entre a bi-campeã Juventus e o Borussia Dortmund campeão na temporada 1996/1997. Os aurinegros alemães decidiram seu único título do torneio exatamente contra a Juventus.

As partidas de ida das oitavas de final da Champions League 2014/2015 só começam a acontecer em 17 de fevereiro de 2015.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top