Champions League: a última rodada da fase de grupos.

Neste meio de semana teremos a sexta e última rodada da fase de grupos da Champions League 2014/2015. Os dois primeiros de cada um dos oito grupos avançam às oitavas de final, que passará a acontecer a partir de fevereiro de 2015. Os terceiros colocados de cada grupo, disputarão a Europa League, que também segue a partir de fevereiro.

Já há times classificados para as oitavas, casos de Real Madrid (no grupo B), Borussia Dortmund (no grupo D), FC Bayern (no grupo E), PSG e Barcelona (no grupo F) ou FC Porto (no grupo H). O que se intensifica nesta sexta rodada são as brigas pelas últimas segundas vagas de alguns grupos.

Na terça 09/12 o grande embate acontece no grupo A, sendo que a bi-campeã Juventus recebe o forte Atlético de Madrid em Turim (Itália). Os colchoneros espanhóis ostentam 12 pontos na liderança sendo que a Juve se vê em segundo lugar, com 9 pontos. A vecchia signora precisa da vitória uma vez que o grego Olimpiakos (6 pontos) pode alcança-la, em caso de muito provável vitória helênica contra o fraco Malmö, lanterna.

No grupo B o Liverpool  (4 pontos) joga a classificação em Anfield Road contra o suíço Basel, vice-líder com 6 pontos. Os reds pentacampeões do torneio se classificam com uma vitória simples. O classificado Real Madrid recebe o já eliminado Ludogorets em Madrid, onde Cristiano Ronaldo tentará alcançar Messi na artilharia máxima do torneio.

Outros jogos: grupo C – Monaco x Zenit, Benfica x Bayer Leverkusen grupo D – Borussia Dortmund x Anderlecht, Galatasaray x Arsenal.

Jogos de quarta-feira.

Na quarta 10/12 o grupo E trás um embate interessante entre Roma e um embalado Manchester City, que acontece no estádio Olímpico de Roma (Itália). Os citzens ostentam cinco pontos, a mesma pontuação da Roma e do russo CSKA Moskow. O City vem em grande momento na Premier League onde é vice-líder (seis rodadas sem derrotas) e na última rodada da CL, bateu o líder deste grupo FC Bayern, por 3×2 em Manchester.

O time britânico é favorito na partida contra a Roma, mesmo com os italianos jogando em casa. O CSKA pode se classificar em caso de empate entre citzens e giallorossi e vitória em seu próprio compromisso. Mas é improvável que os russos vençam o já classificado Bayern, na Allianzarena.

No grupo F tudo está definido mas os donos das duas primeiras vagas Barcelona e Paris Saint-German fazem o grande duelo de toda a última rodada, no Camp Nou (Catalunha). O PSG que venceu os “culés” por 3×2 na segunda rodada, poderá contar com uma equipe mais completa do que naquela ocasião, quando Ibrahimović velho desafeto blaugrena, ainda se via lesionado.

Outros jogos: grupo G Chelsea x Sporting, Maribor x Schalke 04, grupo H Athletic Bilbao x BATE Borisov, FC Porto x Shakhtar Donetsk

Na tv: ESPN, Sports +, Esporte Interativo (rodada de terça), Band (rodada de quarta).

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top